Companhia de Jesus lança campanha global por justiça climática rumo à COP30
Iniciativa reúne a Ordem dos Jesuítas e organizações parceiras

A Companhia de Jesus deu início à campanha Jesuítas pela Justiça Climática: Fé em Ação na COP30, uma mobilização internacional que responde aos apelos da Igreja e, também, do Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Arturo Sosa, SJ, diante da crescente emergência climática. A iniciativa reúne a Companhia de Jesus e organizações parceiras em torno de três reivindicações principais aos líderes globais:
– O cancelamento da dívida dos países pobres;
– O estabelecimento de um caminho claro para uma transição energética justa;
– E a garantia de medidas sustentáveis de soberania alimentar, com base em práticas agroecológicas.
Com duração prevista de sete meses, a campanha busca somar forças — tempo, ideias e recursos — para promover uma ação global ousada em defesa da vida e da Casa Comum, tendo como horizonte a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Um vídeo de lançamento da campanha já está disponível e pode ser acessado neste link.
Além disso, o site www.ecojesuit.com oferece conteúdos atualizados, reflexões e materiais de formação sobre o compromisso cristão com a justiça socioambiental e o cuidado com a criação.
Fontes: Jesuítas Brasil e RJE.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes