Padre jesuíta lança segundo livro de série que promove reflexão sobre gastronomia e fé
Obra busca evidenciar papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação
O padre Francys Silvestrini Adão SJ lança, oficialmente, no próximo mês, no dia 7, em São Paulo, o livro “Sabedoria Teogastronômica: José Tolentino Mendonça e a gramática culinária humano-divina”, segundo volume de uma trilogia publicada por Edições Loyola. Baseado nas Escrituras e no pensamento do cardeal José Tolentino Mendonça, o jesuíta explora a relação entre comida, fé e convivência, além de evidenciar o papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação. “Eu tento refletir sobre a nossa vida e relações a partir da alimentação”, enfatiza Pe. Francys SJ, que integra a Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira.

“Em diálogo com a reflexão de um criativo biblista e poeta, o cardeal José Tolentino Mendonça, revisitaremos a sabedoria guardada nas entranhas da criação e explicitada pela fé cristã. Em qualquer casa, da mais despojada à mais refinada, a porta da cozinha dá acesso a um lugar de muito trabalho, serviço e cansaços, é verdade! Mas essa porta também nos conduz, como sabemos, a um lugar repleto de amizades, intimidades e histórias para contar. Se aprendemos a gostar tanto das cozinhas e das mesas, como podemos achar que Deus estaria distante daí? Que sua inteligência e seu coração estejam abertos para se encantar com as surpresas de uma Sabedoria Teogastronômica”, diz o texto de contracapa da obra.
Sabedoria Teogastronômica se estrutura em quatro partes. A primeira coloca o leitor no centro da exegese bíblica, com uma análise da alimentação como elemento fundamental na construção da humanidade. A segunda aprofunda a fé como uma arte da presença real ao associar o ato de nutrir-se e a experiência de comunhão. Na terceira, o autor faz uma releitura gastronômica do Antigo Testamento, em que a comida reflete as identidades socioculturais da época. Por fim, a quarta parte é a retomada culinária e eucarística da proposta humanizadora e acolhedora de Jesus.
O primeiro volume da série é Autobiografia Gastronômica. Ambos já podem ser adquiridos no site de Edições Loyola: https://www.loyola.com.br/busca/francys
Com informações e imagens do portal Jesuítas Brasil e Edições Loyola.
Leia também
-
11.06.26
LUDICIDADE – Projeto Criançando promove aprendizagens por meio do brincar
Ação pedagógica incentiva descobertas conectadas ao mundo real
-
11.06.26
Clima de Copa do Mundo contagia estudantes e colaboradores do Vieira
Maior torneio de futebol reforça integração na comunidade escolar
-
10.06.26
Colaboradores do Vieira participam de formações técnicas e institucionais
Regras tributárias e 'cura personalis' estão entre os temas trabalhados
-
10.06.26
Mais de 170 estudantes do Vieira são medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática 2026
Resultado foi divulgado agora em junho pelos organizadores da competição no Brasil