Estudantes do Vieira participam de Encontro de Formação Integral no Rio Grande do Sul
Evento chega à sétima edição reunindo delegações de 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação

Uma delegação, composta por sete estudantes, um ex-aluno e o pastoralista Rafael Nascimento, da Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira, participa até o dia 16 de outubro da sétima edição do Encontro de Formação Integral (EFI), em Caxias do Sul (RS). Ao todo, mais de 60 jovens alunos do Ensino Médio de 13 das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estão presentes no evento, desde a segunda-feira (7), compartilhando experiências de aprendizagens únicas, a partir de momentos de oração, reflexão, partilha e espiritualidade.
O Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), recepcionou as delegações dos colégios da Rede participantes: além do Vieira (BA), Anchieta (RJ), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Santo Inácio (CE), Medianeira (PR), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), da ETE FMC (MG) e da Escola Santo Afonso Rodriguez – Esar (PI). Após um almoço celebrativo, os jovens assistiram à apresentação do Show Musical Anchieta e participaram de uma benção de envio, feita pelo diretor-geral do Colégio, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ.

ESPIRITUALIDADE E PEDAGOGIA
O EFI é inspirado no curso colombiano Taller Arrupe, uma experiência promovida pela Federação Latino-americana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.
Durante dez dias, os estudantes participam de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciam os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa. Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida. A ideia é que eles compreendam o discernimento inaciano como possibilidade para a construção de um projeto de vida em vista da Cidadania Global.
As duas primeiras edições do Encontro aconteceram na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG), nos anos de 2016 e 2017. Já nos anos de 2018 e 2019, o EFI foi realizado na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA). Em função da pandemia, o Encontro só voltou a ser oferecido em 2022, e desde então, Caxias do Sul tem recebido os estudantes.
Com informações da RJE.
Fotos: arquivo pessoal.
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica