ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade

O ano de 2024 ainda nem terminou e o Brasil já registrou o maior número de incêndios florestais dos últimos 14 anos. O fogo devastou áreas de vários biomas do país, incluindo Amazônia, Pantanal e Cerrado. Neste artigo, o biólogo Osman Barbosa, professor do Colégio Antônio Vieira, faz um alerta sobre a importância da atenção dos jovens às questões ambientais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na vida. Confira!
O meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Por Osman Barbosa, biólogo e mestre em Imunologia, atuando como professor de Biologia no Colégio Antônio Vieira

A Ecologia e os problemas ambientais assumem posição de destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É estratégico trabalhar esses temas com os jovens, pois eles serão os futuros profissionais que certamente serão desafiados a encontrar as soluções. Além de prepará-los para as provas, é preciso trabalhar para que eles tomem consciência do seu importante papel nas decisões das políticas econômicas e sociais.
O mundo hoje discute os impactos do aquecimento global e o Brasil está no centro dessas discussões. As políticas sociais e econômicas estão sendo elaboradas dentro da perspectiva ambiental e implicar os jovens se faz necessário. Serão eles os mais afetados e, por isso mesmo, deverão estar preparados para a elaboração de projetos que anulem ou minimizem os impactos negativos causados pela ação humana no meio ambiente, como estamos vendo atualmente com o caso das queimadas que se espalham pelo país, grande parte com indícios de atuação criminosa.

PARA ALÉM DO ENEM, FAZER A DIFERENÇA
O conhecimento da dinâmica ambiental e dos fenômenos naturais do nosso planeta deve ser prioritário dentro do projeto pedagógico de uma escola. A formação de jovens com habilidades e competências no campo ecológico e ambiental é hoje extremamente importante. Além da formação teórica, é necessário incentivar os trabalhos de campo que colocam os jovens em contato direto com a natureza e os seus problemas.
Ecologia vem da junção das palavras “oikos” e “logos” que significam, respectivamente, “casa” e “saber”. Conhecer a nossa “Casa Comum” e trabalhar para que ela seja cuidada e preservada se faz cada vez mais necessário nesse mundo de constantes mudanças.
Fotos: Joel Silva/Reuters e Secom/CAV.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema