Inspirados em Da Vinci, alunos do Vieira aprendem sobre Matemática e Arte em ação de codocência
Artista renascentista usava cálculos matemáticos e a proporção áurea na produção de suas obras

O que o famoso quadro da Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, tem a ver com as aulas de Matemática no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, na Bahia? Tudo! Isso mesmo: um projeto de codocência, batizado de “Reconstruindo Da Vinci”, reuniu, este mês, os professores das disciplinas Arte e Matemática, potencializando as aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas duas disciplinas.
O famoso artista renascentista Leonardo Da Vinci – considerado um dos maiores pintores da história e autor da obra Mona Lisa, entre outras tantas célebres – foi também um grande expoente da matemática. Na verdade, ele é considerado um gênio, tendo também se projetado como cientista, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e, claro, matemático. Ele usava a matemática para suas invenções (como protótipos de um helicóptero e do paraquedas, uso da energia solar, calculadora etc.) e outros projetos nas demais áreas do conhecimento, inclusive na Arte, tornando uma das grandes expressões do Renascimento: movimento que valoriza o protagonismo do homem e das Ciências.

PROPORÇÃO ÁUREA
“No caso de Da Vinci, ele usava muitos cálculos matemáticos e o número de ouro, a proporção áurea, para fazer proporções humanas em sua obra, por exemplo”, explica a professora de Arte, Lívia Ayres. Ela atuou em conjunto com as professoras de Matemática, Carmem Maia e Lívia Cardoso, estimulando os estudantes a usarem os conhecimentos matemáticos para compreenderem melhor a riqueza da contribuição de Da Vinci para a Arte e para as Ciências. Os estudos foram desenvolvidos em três etapas: pesquisa sobre o artista e inspiração na natureza; legado e impacto na sociedade; e, o uso prático da técnica, inspirada em Da Vinci e seus cálculos matemáticos, para a produções artísticas pelos alunos e até mesmo para escreverem de forma invertida, como o gênio, e ainda para o efeito de envelhecimento do papel.

O aluno Lucas Benício Valverde gostou da atividade em codocência. “Proporcionou à gente entender como a matemática está presente em várias áreas do conhecimento da nossa vida, assim como foi presente para os artistas renascentistas e, principalmente, Leonardo Da Vinci. Ele utilizava a matemática para construir sua arte com maior perfeição. Então, foi uma experiência que ampliou nosso conhecimento, permitindo aprender mais sobre a proporção áurea, as proporções do nosso corpo também, compreendendo mais sobre esse período da história e sobre o artista”, declarou.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
29.04.25
Programação especial espera mamães vieirenses neste sábado (3)
Celebração, apresentação do Coral e atividades variadas no Vieirinha antecipam homenagens pelo Dia das Mães
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta