7ª edição do Seminário de Ensino Religioso discute a construção da Cultura do Encontro
Evento reuniu no Vieira educadores de diversas instituições, nos dias 10 e 11 de outubro.

O Colégio Antônio Vieira, através do Setor de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), promoveu nos dias 10 e 11 de outubro a 7ª edição do Seminário de Ensino Religioso. O evento, realizado em parceria com a Arquidiocese de São Salvador, trouxe o tema “Ensino Religioso e a construção da Cultura do Encontro”. O público, formado por educadores de diversas instituições, participou de palestras e minicursos, discutindo Direitos Humanos, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Teologia do Papa Francisco, entre outras pautas de fundamental importância na atualidade.
O diretor nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil, o Pe. Agnaldo Jr., SJ, que ministrou a palestra “Encontrar e acolher sob a perspectiva da Cultura do Encontro”, destacou que a importância da temática abordada em 2018 pelo Seminário. “É algo atual e desafiador, pois tenta dar uma resposta à carência de fraternidade e diálogo que temos na nossa sociedade”, relatou ele. Para coordenador do SORPA, prof. João Ramiro, as discussões propostas foram muito proveitosas paras os educadores participantes. “A evolução e o retorno positivo que tivemos com essa sétima edição mostraram a importância dessa iniciativa para o Ensino Religioso e já nos inspiram para os temas que traremos em 2019”, frisou João.
Fortalecimento das práticas
Além das mesas redondas, os participantes do Seminário de Ensino Religioso também participaram de minicursos. Para o coordenador de pastoral do Colégio São Francisco Xavier, Glauco Sanfra, o evento foi motivador. “Nós, que trabalhamos com Ensino Religioso, estamos ainda mais preparados para conscientizar nossos alunos, informá-los, e ajudá-los a serem pessoas fraternas, que dialoguem e pratiquem a solidariedade”, disse ele. Segundo a professora da Escola Providência, Roseane de Oliveira, as atividades vão fortalecer ainda mais o seu trabalho em sala de aula. “Os temas debatidos e os minicursos abordaram temáticas essenciais na contemporaneidade, que vão favorecer o meu cotidiano com os alunos”, ressaltou ela.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram