Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus também é conhecida como Ordem dos Jesuítas. A sua fundação ocorreu no século XVI por um grupo de jovens universitários, sob a liderança de Inácio de Loyola. Sua finalidade é assim expressa em seus documentos fundantes: “servir somente ao Senhor e à Sua esposa, a Igreja”. Sente-se chamada a permanecer disponível para qualquer missão, em qualquer lugar do mundo, em comunhão com as necessidades da Igreja. Para essa finalidade, de modo concreto em cada lugar aonde são enviados, os jesuítas se organizam em “províncias”, que são estruturas administrativas que devem facilitar o acompanhamento da vida comum dos jesuítas e da missão que a Igreja confia à Companhia de Jesus.

Os primeiros jesuítas desembarcaram no Brasil, liderados por Manuel da Nóbrega, em 1549 – apenas nove anos após a Companhia de Jesus ser aprovada pelo Papa Paulo III. Vindos com Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil Colônia, os religiosos foram pioneiros no trabalho de educação dos descendentes de portugueses e nativos. Entre os jesuítas ilustres que atuaram aqui, estão os padres José de Anchieta e Antônio Vieira.

Com marcante influência histórica e social no país, a Companhia de Jesus esteve à frente da fundação de escolas, igrejas e cidades. Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, por exemplo, foram os responsáveis pela criação do Colégio de São Paulo de Piratininga (hoje Pateo do Collegio), que deu origem à cidade de São Paulo. Hoje, são mais de 500 jesuítas atuando em todos os estados brasileiros, nas áreas Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras.

A Companhia de Jesus está estruturada no Brasil em uma única província desde 2014. Está presente em mais de 130 países, atuando há mais de 470 anos. A Companhia produz conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa cientifica e do aprofundamento intelectual. Proporciona educação de qualidade para mais de três milhões de pessoas em uma das maiores redes de educação do mundo.




A Rede Jesuíta de Educação


 

A Educação é uma das vocações fundamentais da Companhia de Jesus presente, de certa forma, em todos os campos apostólicos, mas que se traduz em alguns ministérios específicos, mediados por diversas instituições educativas. Ao longo da nossa história, temos colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social através da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

Hoje, atendemos cerca de 3 milhões de pessoas em uma das maiores redes de Educação do mundo, a Rede Jesuíta de Educação, com mais de 850 colégios, 200 universidades e faculdades, e 2.700 centros de Educação Popular da Fundação Fé e Alegria. A tradição educativa da Companhia de Jesus visa a transformação das pessoas e das realidades, na esperança de construirmos uma sociedade sustentável, mais justa e fraterna. No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação é responsável por 17 escolas, colégios e creches, que reúnem mais de 31 mil alunos e quase 2 mil educadores. A Companhia de Jesus mantém ainda seis faculdades e universidades, além de atuar fortemente na área de Educação Popular, por meio de várias iniciativas, como Centro Santa Fé, Projeto OCA (Oficinas Culturais Anchieta), CAC (Centro Alternativo de Cultura) e Fundação Fé e Alegria, que atua em 14 estados, atendendo a mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens.

Atenta às questões do mundo e à luz da inspiração inaciana, a Educação jesuíta responde, com imaginação e criatividade, aos desafios do mundo contemporâneo, enfatizando sua essência eminentemente humanista. Ensinar a pensar com autonomia e profundidade, a discernir, a escolher corretamente, empenhando-se na solidariedade com os demais, são características da Educação inaciana. As instituições da Companhia de Jesus acreditam que os talentos de cada pessoa são dons a serem desenvolvidos, não para satisfação ou proveito próprio, mas, antes, com a ajuda de Deus, para o bem da sociedade.




 

 

Confira no mapa os colégios, escolas, creches, universidades e faculdades no Brasil:

Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2017. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital