Rodas de conversa e composição de cordéis consolidam aprendizagem sobre o Recôncavo
Atividades fazem parte do projeto pedagógico do Vieira para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental
Quem vai saber contar, com tanta riqueza, os aspectos culturais e curiosidades sobre o Recôncavo baiano mais do que quem é da própria região? É por isso que o “Projeto Contando e Cantando o Recôncavo”, desenvolvido pelo Colégio Antônio Vieira com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), promove a valorização cultural não só no conteúdo, mas também na metodologia adotada. Assim, personalidades do Recôncavo, indicadas pelas famílias dos alunos, são convidadas para participar de rodas de conversa sobre as cidades da região – este ano, elas ainda foram realizadas por meio de videoconferências, por conta das normas de biossegurança em tempos de pandemia. Outra atividade que envolve as crianças diretamente na produção cultural da região é a construção de poemas típicos da literatura de cordel.
No caso dos cordéis, os estudantes aprendem tudo sobre métrica, coerência e rima, dentro do tema das cidades trabalhadas, sob a batuta da professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e uma das referências do cenário cultual baiano. Ela explica que a proposta é construir sextilhas (estrofes de seis versos), em um processo de construção coletiva que permite aos alunos aprender “de forma muito leve, como em uma gostosa brincadeira”, como frisa. De origem portuguesa, ainda da época do trovadorismo medieval, os cordéis acabaram chegando ao Brasil, onde ganharam características da Região Nordeste, inspirando a popular disputa de versos entre repentistas.
CIDADANIA LOCAL E GLOBAL
De acordo com a coordenadora pedagógica da série, professora Eliana Fonseca, por meio do projeto, “os alunos ampliam os conhecimentos sobre aspectos geográficos, as manifestações culturais, as atividades econômicas e a culinária das cidades do Recôncavo Baiano, bem como a importância delas na luta pela Independência do Brasil, na Bahia”. Em nome da equipe, ela agradece a participação de todos os familiares e amigos da comunidade vieirense que contribuíram mais diretamente com o projeto, compartilhando conhecimentos sobre a região – muitos até preparando apresentações com slides e outros recursos para facilitar a aprendizagem dos estudantes. Desenvolver cidadãos para uma atuação global, mas que reconheçam os princípios essenciais de uma formação integral que também valoriza a riqueza cultural de suas raízes, é um dos propósitos da educação jesuíta oferecida pelo Colégio Antônio Vieira.
Confira na galeria momentos dessa aprendizagem!
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)