15.05.20

Perguntas frequentes sobre o período de isolamento social

Perguntas frequentes sobre o período de isolamento social

O que é o Moodle?

Moodle é um tipo de plataforma de aprendizado a distância. É um sistema de gerenciamento de aprendizado, que oferece a possibilidade de disponibilizar cursos e aulas de forma on-line. As aulas no Moodle são criadas em um ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos, em vez de de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento. Essa plataforma inclui ferramentas que apoiam o compartilhamento de papéis dos participantes, orientações dos docentes, atividades e avaliações. O Moodle é o nosso ambiente de referência, mas estamos utilizando outras plataformas de gestão da aprendizagem e de conteúdos, como Geekie One e SAS (Sistema Ari de Sá).

Tenho dúvidas sobre o acesso ao Moodle. O que fazer?

A nossa equipe do Setor de Mídia Educacional atende às famílias, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, através dos seguintes telefones: 71 99370-1456, 99387-1162, 99387-3928, 99387-0895.

O que acontece se o estudante não entrar no Moodle?

Nossa equipe pedagógica acompanha diariamente a presença e o desempenho dos alunos nas plataformas de aprendizagem. Os nossos orientadores estão enviando e-mails e também ligando para as famílias dos alunos que não estão entrando nas plataformas para fazer as atividades propostas.

Como é composta a carga horária do trabalho pedagógico remoto?

A carga horária é composta pelos horários das atividades síncronas (aulas on-line com o professor) mais o tempo estimado para as atividades assíncronas (todas as atividades propostas no ritmo e tempo do aluno). A soma dessas duas atividades compõe a carga horária de cada disciplina prevista na matriz curricular.

Qual o recurso utilizado pela escola para o desenvolvimento das aulas síncronas (aulas on-line com o professor)?

O recurso utilizado para as aulas síncronas é o Teams da Microsoft, ferramenta unificada de comunicação e colaboração que combina videoconferências, chat e armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos). Esse serviço faz parte pacote Office 365 institucional do Colégio Antônio Vieira (CAV).

O acesso às aulas só será permitido através do e-mail institucional de cada aluno.

Como faço para ter o e-mail institucional do Office 365 do CAV?

O e-mail e senha de cada aluno foram enviados para as famílias. Caso não tenha recebido essa mensagem eletrônica, entre em contato através do endereço ti.suporte20@cav-ba.com.br.

Nas aulas on-line serão abordados assuntos novos ou apenas os que já foram trabalhados em sala de aula?

Após o período inicial de revisão dos conteúdos vistos ainda nas aulas presenciais, os professores iniciaram o desenvolvimento dos conteúdos novos, respeitando o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), normatizada pelo Ministério da Educação, além das  abordagens e metodologias adequadas para essa a modalidade educacional a distância.

Os conteúdos novos serão retomados no retorno às aulas presenciais?

No retorno às aulas presenciais, haverá uma avaliação diagnóstica com todos os conteúdos desenvolvidos no período de suspensão das aulas. A partir do mapeamento dos conteúdos que não foram bem apreendidos, haverá um planejamento para a retomada dessas aprendizagens.

Como é o plano de trabalho acompanhamento pedagógico a distância?

O nosso plano de trabalho é todo desenvolvido conforme as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação e está organizado em três etapas:

Etapa revisional, para retomada do conteúdo e alinhamento das aprendizagens dos alunos (a primeira quinzena da suspensão das aulas).

Etapa de desenvolvimento de conteúdos novos, considerando o que está previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as possibilidades de abordagens à distância, os recursos e suportes oferecidos, o tempo de desenvolvimento das habilidades propostas. Outras plataformas, como Geekie One (6ºEF a 2ªEM), SAS (3ªEM), Matific (EF1) serão utilizadas oficialmente para ampliação do repertório a consolidação do nosso trabalho pedagógico (etapa já em desenvolvimento).

Etapa com atividades de avaliação processual, levando em consideração a presença e o desempenho do aluno, a partir de relatórios gerados pelas plataformas utilizadas pela escola (Moodle, Geekie On, SAS), e aplicação de instrumentos de avaliação elaborado pelos professores (essa etapa será desenvolvida a partir do mês de maio).

Como acontecerá o processo de avaliação do trabalho pedagógico remoto, desenvolvido a distância?

A equipe pedagógica de cada série disponibilizará no espaço do Moodle a organização das atividades avaliadas e a distribuição dos pesos para as atividades, a partir do mês de maio.

Nas primeiras etapas do acompanhamento pedagógico, as atividades do Moodle e das outras plataformas utilizadas pela escola serão mapeadas por meio de relatórios para gerar algum percentual dentro do processo de avaliação da unidade.

Em etapa posterior, a equipe pedagógica irá propor atividades avaliativas específicas.

Se eu tiver dúvida sobre o trabalho desenvolvido ou precisar resolver alguma questão específica no âmbito pedagógico, o que devo fazer?

Você deve entrar em contato com o(a) orientador(a) do Serviço de Orientação Educacional (SOE) da série. Seguem abaixo os e-mails de cada orientador do SOE por série. Através dos e-mails, você terá acesso também aos celulares do SOE.

1º ano EF: soe.carla@cav-ba.com.br

2º ano EF: soe.livia@cav-ba.com.br

3º ano EF: soe.aline@cav-ba.com.br

4º ano EF: soe.alice@cav-ba.com.br

5º ano EF: soe.ivana@cav-ba.com.br

6º ano EF: soe.camila@cav-ba.com.br

7º ano EF: soe.rosania@cav-ba.com.br

8º ano EF: soe.jerusa@cav-ba.com.br

9º ano EF: soe.nadia@cav-ba.com.br

1ª série EM: soe.daisy@cav-ba.com.br

2ª série EM: soe.mararaquel@cav-ba.com.br

3ª série EM: soe.anderson@cav-ba.com.br

Ensino Médio Noturno: soe.alineribeiro@cav-ba.com.br

Como os alunos podem interagir com os professores para tirar dúvidas?

As equipes pedagógicas de cada segmento (F1, F2 e EM) já estão organizando ações e horários específicos para que os alunos tenham esse espaço de interação com seus professores. As orientações de como funcionará essas interações estarão disponíveis no espaço de cada série no Moodle.

Qual o posicionamento da instituição em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

A equipe pedagógica, principalmente da 3ª série do EM, está cumprindo o conteúdo programado para a preparação para o ENEM, com previsão de conclusão em outubro. O ENEM digital (somente para os alunos da 3ª série EM ou para quem já terminou a Educação Básica) teve sua data prorrogada para os dias 22 e 29 de novembro. No entanto, o ENEM tradicional impresso mantém, até o momento, a data prevista, dias 1º e 8 de novembro.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo