Semana do Voluntariado mobiliza jovens em prol da solidariedade

A segunda edição do evento apresentou diversos projetos parceiros do Vieira aos alunos

Semana do Voluntariado mobiliza jovens em prol da solidariedade

Durante os dias 12, 13 e 14 de setembro, os estudantes vieirenses participaram da 2ª Edição da Semana do Voluntariado, promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), no Pátio Centenário. O evento buscou integrar os alunos aos diversos projetos em que o Voluntariado do Colégio Antônio Vieira atua e também fomentar nesses jovens o desejo de participar dessas iniciativas.

Assim como na primeira edição, além de apresentar os projetos, o Voluntariado do Vieira aproveitou o evento para fazer arrecadações de recursos financeiros, roupas usadas, kits de higiene pessoal e alimentos. “A Semana foi criada com o objetivo de ajudar as instituições e conscientizar toda comunidade educativa sobre a necessidade de sermos solidários com o próximo”, pontuou o pastoralista Marivalter Barbosa. No Pátio Centenário foram expostos uma série de stands para explicar aos estudantes como funciona cada projeto. “A ideia deu muito certo. Foi bastante gratificante ver os alunos envolvidos e engajados em prol da solidariedade e do amor ao próximo”, ressaltou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.

Além dos stands, a Semana do Voluntariado também contou uma série de apresentações artísticas, voltadas a dinamizar e animar os estudantes que conheceram dos projetos. “Foi uma ideia bem dinâmica de chamar atenção dos nossos colegas e fazer com que eles se sintam tocados a ajudar as instituições”, destacou a estudante Priscila Alkmim, que integra o Voluntariado do Vieira. Para o aluno Bruno Punzo, o evento teve como ponto forte a mobilização. “Foi muito bacana ver todos os nossos colegas envolvidos com os projeto e como é possível mudar a nossa realidade com as ações que podemos promover”, disse ele.

Projetos Parceiros

A Semana do Voluntariado recebeu diversos projetos que mobilizam alunos do Vieira, entre eles o “TETO”, “Abraço à Microcefalia”, “Levanta-te e Anda”, “Associação Criança e Família”, “Escolinha São Miguel”, “Peregrinos de Calça Jeans (PCJ)”, entre outros. "Achei a iniciativa fantástica e muito importante não só para nós que recebemos a ajuda e apoio desses alunos, mas também para os próprios estudantes que podem crescer como seres humanos e desenvolver habilidades em uma experiência simples, mas de uma amplitude maravilhosa”, destacou a gestora de voluntariado da ONG “Abraço à Microcefalia”, Lise Menezes.