Primeira edição da Semana do Voluntariado mobiliza jovens vieirenses

Evento deu oportunidade para que novas ideias e projetos em andamento fossem apresentados

Primeira edição da Semana do Voluntariado mobiliza jovens vieirenses

“Palavra de Deus, força que nos move para em tudo amar e servir”. Esse chamado marcou de forma especial o mês de setembro, dedicado à Bíblia, com a realização da primeira edição da Semana do Voluntariado. O evento, que buscou despertar a solidariedade nos alunos, através dos diversos projetos que envolvem os jovens vieirenses, aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, nos pátios do Vieirão e do Vieirinha.

Promovida pela secretaria do Voluntariado e pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), a Semana do Voluntariado serviu como um importante incentivo para que haja uma maior adesão dos alunos aos diversos projetos realizados pelo Vieira. Também participaram iniciativas externas, que contam com a mobilização de jovens vieirenses. No Vieirinha, o destaque foi para o Voluntariado Kids, lançado em 2016.

No pátio do Vieirão foram expostos stands que explicaram a atuação de diversos projetos, como o TETO, Doutores da Alegria, Alegrai-vos, dentre outros. “Para nós, é um sentimento de gratidão imensa. A realização da Semana do Voluntariado reflete um trabalho bem cuidadoso para que tudo fosse realizado da melhor maneira. Estamos muito felizes”, destacou o coordenador do Voluntariado, Lucas Rodrigues.

A programação da Semana do Voluntariado também contou com diversas apresentações musicais. “A ideia é um projeto que propicie o protagonismo estudantil e para isso, temos várias possibilidades disponíveis. Queremos incentivá-los a saírem da zona de conforto e ajudar quem mais precisa, criando essa cultura de cultivar o bem comum”, afirmou o pastoralista responsável pelo Voluntariado, José Paulo Santos (Paulão).

Além de expor os projetos a toda comunidade educativa, a secretaria do Voluntariado aproveitou a oportunidade para arrecadar alimentos e roupas, além de ouvir novas ideias que podem ser executadas. “Temos vários projetos, todos com um objetivo comum de levar a felicidade e esperança aos que precisam”, destacou o aluno Lucas Sandes, que atua na coordenação do Voluntariado. “Essa primeira edição do evento foi mais uma forma de mostrarmos aos alunos os valores que Santo Inácio nos ensina”, pontuou o pastoralista Marivalter Barbosa.