Semana do Meio Ambiente promove mesa redonda sobre Brumadinho

O encontro, promovido pelo Núcleo Ambiental do Vieira, marcou a programação que envolveu todas as séries

Semana do Meio Ambiente promove mesa redonda sobre Brumadinho

Importantes discussões sobre o cuidado com o planeta Terra, a nossa Casa Comum, marcaram a Semana do Meio Ambiente do Colégio Antônio Vieira, realizada entre os dias 03 e 07 de junho. Uma das atividades da programação foi a mesa redonda “Brumadinho: vale uma vida?”, realizada pelo Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), no dia 05 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, realizado no Espaço Pe. Klein, SJ, teve como convidados a engenharia sanitarista e ambiental, Mariluce Domingos, e o comandante do 3° Grupamento de Bombeiros Militares, Major Ramon Diego Diniz, que participou da operação resgate na cidade mineira.

Para a articuladora do NAV, prof.ª Maria Goretti Sousa, a mesa redonda traduz o protagonismo juvenil e o papel social do Vieira. “Os alunos se dividiram em várias funções, que foram bem executadas, planejaram todas as etapas e buscaram discutir uma temática significativa, que reflete uma real preocupação deles, que trazem uma uma bagagem que vem das séries iniciais”, destacou ela. O estudante e integrante do núcleo, Vitor Mattos, complementa: “Eu aprendi que cuidar do meio ambiente não é apenas plantar uma árvore ou reduzir o gasto de água. Precisamos conscientizar as pessoas e abordar um tema tão recorrente e que chocou a população para mim é fundamental para a nossa formação”.

Consciência em pauta

O público presente na mesa redonda teve a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a tragédia de Brumadinho em um momento de muita interatividade. A convidada Mariluce Domingos acredita que eventos como a esse suscitam um importante senso de responsabilidade dos jovens. “Acho importante o Vieira abordar esse assunto com os estudantes e acho louvável também porque aqui tem um Núcleo ambiental e desenvolve vários trabalhos.  Esses jovens serão futuros profissionais que vão estar servindo a sociedade e é importante a responsabilidade socioambiental esteja no cotidiano de cada um deles”, ressaltou.

Todas as séries do Vieira participaram de ações que marcaram a programação da Semana do Meio Ambiente. Palestras sobre o uso racional da água, montagens de jogos com materiais reutilizados, apresentações teatrais, entre outras ações mobilizaram toda comunidade educativa  durante os cinco dias do evento. Confira abaixo a galeria completa do evento.