Notícias

08h00

Ações ligadas à sustentabilidade marcam calendário letivo do Vieira

A série de atividades, realizadas na reta final do primeiro semestre, foram voltadas para o despertar da consciência ambiental mobilizaram diferentes séries do Vieirinha.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Ações ligadas à sustentabilidade marcam calendário letivo do Vieira

O Projeto Ambiental do Colégio Antônio Vieira incentiva a valorização de ações educativas que investem na sensibilização da comunidade Vieirense. Ao longo do ano, diversas ações são realizadas nesse sentido, tendo o mês de junho como um marco importante, pois é quando celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2018, algumas dessas atividades mobilizaram diversas séries do Vieirinha na reta final do primeiro semestre. Conheça algumas delas!

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente 2018 ocorreu entre os dias 5 e 8 de junho, envolvendo os alunos do 1° ao 7° ano EF. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo Ambiental, ocorre há 5 anos e tem como objetivo conscientizar os estudantes a adotar ações no cotidiano que busquem a preservação ambiental. As turmas participaram de diversas ações como a coleta seletiva, jogos, exposições, aula de inglês sobre sustentabilidade, exibição de documentário e oficinas de reaproveitamento. “Preservar e agir para proteger as espécies é um compromisso de todos nós. Ter participado dessa ação no Vieira, que traz essa reflexão na sua grade curricular, foi muito importante, pois pudemos compartilhar o momento e a necessidade que temos de pensar no futuro”, afirmou o autor Eraldo Miranda, que discutiu o tema através do seu livro “Caiu no chão, virou bichão”, em um encontro realizado na Biblioteca Pe. Gino Raísa, SJ.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE

O evento, realizado no dia 18/06, integrou o calendário de atividades do projeto “Criações Infantis”, desenvolvido com as turmas do 5º ano EF. O bate-papo foi com a ativista social, ex-aluna e mãe vieirense Camila Godinho, que falou com os pequenos estudantes sobre as mudanças climáticas, as consequências da poluição, o mundo do superconsumo e deu dicas de economia. “Precisamos mudar os hábitos, e isso é fato. As crianças, além de serem excelentes para absorver informações, são excelentes fiscais. Então, elas estarão ali cobrando arduamente dos pais para que eles também tenham essa mudança de comportamento”, destacou Camila.  Segundo o aluno Mário Ferreira, a roda de conversa mudou a sua forma de entender o tema. “Achei muito legal e importante falar sobre o desperdício e as causas que isso traz para o mundo. O correto a se pensar é reciclar é separar os lixos”, destacou ele.

 

PROJETO VAMOS JOGAR

As turmas do 5º ano EF também construíram jogos matemáticos com materiais reutilizáveis, a fim de reforçar os conteúdos ministrados em sala. O projeto “Vamos Jogar” fez com que eles percebessem que com objetos simples e criatividade é possível proporcionar momentos de muita diversão e aprendizagem. A exibição desses jogos foi realizada no Pátio Aquarela, no dia 15/05. “Foi visível o desenvolvimento dos alunos. Alguns deles passaram a ter mais apropriação e segurança com os assuntos trabalhados a partir dessa atividade lúdica e voltada para a consciência ambiental. Os estudantes foram protagonistas de todo o processo", destacou a professora de matemática da série,  Halime Brandão.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital