PCJ promove ações para reafirmar espiritualidade e solidariedade

Os encontros proporcionaram grande aprendizado para alunos e ex-alunos vieirenses.

PCJ promove ações para reafirmar espiritualidade e solidariedade

O grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), formado por alunos e ex-alunos vieirenses, vem desenvolvendo importantes atividades desde 2013, baseando a sua atuação em três pilares: amizade, espiritualidade e ação social. Duas importantes iniciativas desses jovens, realizadas durante o mês de agosto, traduzem de maneira especial a missão deles. A primeira delas foi realizada nos dias 05 e 06 de agosto, na Casa de Retiro Sagrada Família de São Caetano, onde aconteceu o 4º Encontro para Novos Peregrinos (ENP). A segunda envolveu uma visita à cidade de Alagoinhas, no dia 27 de agosto, momento em que eles ajudaram no processo de construção de uma capela.

O Encontro Para Novos Peregrinos (ENP), realizado anualmente pelo PCJ, proporcionou uma experiência marcante para os alunos que se interessaram em ingressar no grupo. “O ENP tem um diferencial muito importante e gratificante de incentivar os participantes a estarem sempre ajudando de alguma forma pessoas que precisam. O encontro vai além da reflexão sobre o nosso cotidiano, sendo também sobre ação e mudanças efetivas”, comentou a aluna e integrante do PCJ, Bruna Príncipe.

Em Alagoinhas, os integrantes do PCJ ajudaram na continuidade da construção de uma capela na Comunidade de Nova República. A ação voluntária proporcionou aos integrantes uma vivência mais prática da solidariedade. “Foi uma experiência muito importante para a espiritualidade de todos que participaram. Enfrentamos algumas dificuldades, mas fomos muito bem acolhidos pelos moradores do local. Isso nos incentivou bastante. Graças a Deus, tudo correu bem”, destacou o ex-aluno e integrante do PCJ, Gabriel Cavalcanti.

Ambas experiências proporcionaram um aprendizado muito importante aos participantes. A aluna Priscila Alkmim, que integrou a ação em Alagoinhas, descreveu a experiência como algo único na sua trajetória no Vieira. “Foi um momento de muita gratidão. Poder conhecer a realidade daquelas pessoas e presenciar a determinação e fé delas fez com que eu me inspirasse bastante”, relatou ela. Para o ex-aluno, André Moura, o ENP 2017 serviu para consolidar ainda mais a atuação do PCJ. “Tivemos momentos muito marcantes de reflexão, principalmente voltado ao lado da espiritualidade. Foi algo tão proveitoso que decidi me juntar ao grupo”, finalizou ele.