Vieira apresenta projeto em evento jesuíta no México

O evento reuniu diretores acadêmicos e pastorais de colégios jesuítas da América Latins entre os dias 02 e 06 de setembro

Vieira apresenta projeto em evento jesuíta no México

Os diretores acadêmicos e pastorais das escolas jesuíticas da América Latina participaram, na cidade de Puebla (México), do 1º Encontro de Diretores Acadêmicos e de Pastoral Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), entre os dias 02 e 06 de setembro. O Colégio Antônio Vieira foi representado pela diretora acadêmica, Ana Paula Marques, e pelo coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.

O Encontro, com tema “A escola inaciana do século XXI: um lugar para encontrar Deus”, teve por objetivo compartilhar e discutir o contexto global da educação jesuítica, a experiência de Deus nos jovens, a inovação curricular e a pesquisa educacional.

O Colégio Antônio Vieira representou o Brasil apresentando o “Plano de Acompanhamento do Aluno”, projeto que envolve o SOE, SORPA e SECOP, realizado do 1º ao 9º ano EF. O trabalho foi apresentado pela prof.ª Ana Paula Marques, que abordou as competências e habilidades desenvolvidas com essa iniciativa.

“Esse tipo de evento fortalece a identidade das escolas jesuítas da América Latina. Fortalecer a formação do aluno, que precisa ser competente academicamente, mas também consciente e comprometido com o contexto sociocultural que está inserido, é um compromisso de toda essa comunidade da Companhia de Jesus”, destacou Ana Paula.

Segundo o prof. João Ramiro, o evento foi essencial para fortalecer ainda mais a integração entre o acadêmico e o pastoral na formação integral dos alunos. “Foi um encontro inédito, que teve como destaque o desenvolvimento de muitas atividades em grupo. Poder compartilhar com toda América Latina o nosso projeto e perceber que temos tantas similaridades mostra que estamos no caminho certo”, concluiu ele.

Padre Luiz Fernando Klein, SJ, Delegado de Educação Jesuíta da América Latina, explica a intencionalidade do evento no vídeo abaixo: