Planejamento Acadêmico 2020 do Vieira conta com participação de alunos da instituição

O evento de abertura foi marcado por importantes discussões e dinâmicas sobre metodologias ativas

O Projeto Educativo Comum (PEC) convida todas unidades da Rede Jesuíta de Educação para se transformarem de centros de ensino em centros de aprendizagem.  A utilização de novas metodologias e o protagonismo estudantil são importantes pilares nesse processo. Por isso, na construção do Planejamento Acadêmico de 2020, o Colégio Antônio Vieira reuniu educadores e estudantes no mês de novembro (09/11) para, juntos, realizarem dinâmicas e importantes discussões visando o próximo ano letivo.

Segundo a diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Ana Paula Marques, é preciso entender que o protagonismo estudantil vai muito além de deixar o aluno escolher qual atividade ele quer fazer. “É preciso dar espaço para que o estudante possa trazer para o seu centro de interesse as aprendizagens propostas, e ver no próprio currículo um espaço aberto de interlocução. Então, entendemos que trazer alguns alunos para esse momento do planejamento é fundamental”, destacou ela.

Temas como cidadania global, metodologias ativas e dinâmicas realizadas pela empresa Nave à Vela marcaram a abertura do Planejamento Acadêmico. “A presença de vários alunos em todas as etapas desse evento demonstrou o interesse do Colégio em ouvir as nossas ideias e opiniões sobre o que foi abordado. Isso também nos coloca em um papel de liderança e responsabilidade, pois estamos representando todos os nossos colegas”, afirmou o estudante Orlando Santos Filho.

Além das dinâmicas e palestras, o evento contou com uma importante troca de experiências entre os participantes. “O Planejamento precisa traduzir a missão do Colégio, que entende a educação como formação do sujeito. Durante esse processo de elaboração, nós buscamos refletir sobre o que faz sentido ser trabalhado no ano seguinte, sempre tendo como horizonte as nossas raízes e a nossa missão educativa”, ressaltou a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

2016 - 2020. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.