Projeto Migragente traz reflexões sobre crise de refugiados para alunos do Ensino Médio

A culminância da iniciativa contou com apresentações musicais baseadas no livro “Estranhos a nossa porta”, escrito por Zygmunt Bauman

Analisar e entender os assuntos da atualidade é extremamente importante para a formação da Cidadania Global. Dentro desse contexto, o projeto “Migragente: coexistência e sinais de interculturalidade”, realizado com as turmas da 1ª série EM, desenvolveu diversas ações ao longo de todo ano letivo relacionadas às migrações internacionais. O cronograma de atividades foi finalizado no dia 31/10 com apresentações musicais inspiradas nas questões discutidas no “Estranhos a nossa porta”, do autor Zygmunt Bauman.

Para a professora de Literatura e orientadora do Migragente, Eneida Santana, aliar todo o conhecimento com expressões artísticas acaba se tornando um diferencial para a aprendizagem. “Os jovens não podem ficar dentro de uma bolha. Refletir sobre o que acontece em todo o planeta e transformar essa reflexão em arte faz com que eles trabalhem a criticidade e pensem em possibilidades de intervenção”, ressaltou ela.

O livro “Estranhos a nossa porta”, que traz reflexões sobre a crise dos refugiados, também serviu como base para discussões, gincanas de conhecimento, entre outras ações (saiba mais). O Migragente estimulou o trabalho em grupo e a criatividade. “Eliminamos estereótipos em relação aos os imigrantes e aprendemos a conviver com opiniões e personalidades diferentes. Foi uma grande oportunidade que todas as turmas tiveram para desenvolver a empatia “, afirmou a aluna Fernanda Machado.