Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

09h08

Projeto Migragente traz reflexões sobre crise de refugiados para alunos do Ensino Médio

A culminância da iniciativa contou com apresentações musicais baseadas no livro “Estranhos a nossa porta”, escrito por Zygmunt Bauman

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Projeto Migragente traz reflexões sobre crise de refugiados para alunos do Ensino Médio

Analisar e entender os assuntos da atualidade é extremamente importante para a formação da Cidadania Global. Dentro desse contexto, o projeto “Migragente: coexistência e sinais de interculturalidade”, realizado com as turmas da 1ª série EM, desenvolveu diversas ações ao longo de todo ano letivo relacionadas às migrações internacionais. O cronograma de atividades foi finalizado no dia 31/10 com apresentações musicais inspiradas nas questões discutidas no “Estranhos a nossa porta”, do autor Zygmunt Bauman.

Para a professora de Literatura e orientadora do Migragente, Eneida Santana, aliar todo o conhecimento com expressões artísticas acaba se tornando um diferencial para a aprendizagem. “Os jovens não podem ficar dentro de uma bolha. Refletir sobre o que acontece em todo o planeta e transformar essa reflexão em arte faz com que eles trabalhem a criticidade e pensem em possibilidades de intervenção”, ressaltou ela.

O livro “Estranhos a nossa porta”, que traz reflexões sobre a crise dos refugiados, também serviu como base para discussões, gincanas de conhecimento, entre outras ações (saiba mais). O Migragente estimulou o trabalho em grupo e a criatividade. “Eliminamos estereótipos em relação aos os imigrantes e aprendemos a conviver com opiniões e personalidades diferentes. Foi uma grande oportunidade que todas as turmas tiveram para desenvolver a empatia “, afirmou a aluna Fernanda Machado.

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital