Arte inspira culminância do projeto “Criando e Recriando o Mundo”

Através de espetáculo musical e mostra artística, os estudantes do 5º ano EF colocaram em prática os assuntos trabalhados durante o ano letivo

Arte inspira culminância do projeto “Criando e Recriando o Mundo”

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo”, voltado às turmas do 5º ano EF do Vieira. A culminância da iniciativa reuniu familiares em apresentações artísticas realizadas entre os dias dia 30/10 e 01/11, no auditório Mabel Velloso e em uma das quadras do Vieirinha.

Durante o ano, foram realizadas rodas de conversa, oficinas de música, apresentações de seminários, doações de materiais escolares, entre outras ações que inspiraram os alunos para o desenvolvimento das apresentações da culminância.  Através do espetáculo musical e da mostra artística, os estudantes puderam expressar de forma lúdica e criativa os aprendizados adquiridos durante as fases de pesquisas e seminários.

Após as apresentações musicais, as turmas e seus familiares conferiram a exposição dos trabalhos. Para a professora de música Letícia Lopes, a arte tem um papel fundamental na construção do conhecimento. “Aprender sobre políticas públicas através da arte torna o assunto mais simples e significativo, e transformá-lo em apresentação valida todo o estudo realizado”, explicou ela.

A aluna Maria Eduarda Lobo contou que levou o conhecimento adquirido para o seu ambiente familiar. “Além de aprender sobre o tema, pude falar sobre o que aprendi na minha casa e isso é muito interessante”, disse ela. Camila Lobo, mãe de Maria Eduarda, complementou: “os assuntos trabalhados em relação às políticas públicas causavam tanta reflexão que chegaram ao nosso cotidiano, possibilitando discussões e novos olhares sobre o mundo”. Confira abaixo a galeria de fotos da culminância do projeto “Criando e Recriando o Mundo”.