Projeto do 7º ano EF estimula estudo sobre políticas públicas

A culminância do projeto será a produção de curtas-metragens, que serão exibidos em novembro

Projeto do 7º ano EF estimula estudo sobre políticas públicas

O projeto interdisciplinar “Políticas Públicas: patrimônio, valor e missão”, realizado pelo 7º ano EF, tem mobilizado as turmas desde a primeira unidade. O objetivo é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a organização e a execução dessas práticas em prol da sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos globais.

O tema da Campanha da Fraternidade 2019 (Fraternidade e políticas públicas) inspirou o projeto. Os estudantes ampliaram o conhecimento sobre o tema através de seminários, realizados em março, que abordaram políticas públicas relacionadas ao esporte, educação, meio ambiente, saúde, cultura, segurança e educação.

Durante o mês de agosto, as turmas participaram de aulas de campo, quando puderam visitar instituições como a SUDESB, Comunidade Guerreira Zeferina, DESAL, Hospital Santo Antônio e a Base da PM do Estado.

Luz, câmera, ação

A última etapa do projeto será a produção de curtas-metragens, que abordarão o tema de forma criativa. “Tem sido uma experiência muito interessante, porque a gente pode expressar o que pensamos sobre os problemas ambientais e como resolvê-los através de políticas públicas”, ressaltou a aluna Beatriz Figueiredo.

No dia 29 de agosto, as turmas participaram de uma oficina de roteiro ministrada pelo cineasta Cristian Carvalho e pela professora de redação do 7º ano EF, Yeda Neves. Em de setembro e outubro serão elaborados os roteiros, filmagem e a edição dos vídeos.

“A construção de um curta-metragem dá a oportunidade para as turmas desenvolverem habilidades que não fazem parte do cotidiano, como a roteirização, filmagem e edição, além das importantes reflexões que o tema traz”, destacou a prof.ª Yêda Neves.

Os curtas-metragens serão exibidos durante entre os dias 11 e 13 de novembro e a culminância do projeto também contará com apresentações musicais baseadas nos temas de cada turma.