Workshop aborda tecnologia no processo de aprendizagem

O evento, ministrado por Ederson Locatelli, aconteceu entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro

Workshop aborda tecnologia no processo de aprendizagem

O uso da tecnologia no processo de aprendizagem é parte integrante do projeto político pedagógico do Vieira. Com o objetivo de redesenhar os currículos dos alunos através de um contínuo aprimoramento dessas práticas, os educadores do 5º ano EF à 3ª série EM participaram de um workshop ministrado pelo mestre e doutor Ederson Locatelli, que ocorreu no Espaço Pe. Klein, SJ, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro.

As atividades propostas no workshop vão servir como um diagnóstico sobre os recursos tecnológicos aplicados no Vieira, buscando também aprofundar o conhecimento sobre como os estudantes lidam com a tecnologia na atualidade.

“A forma que os jovens enxergam o mundo é bem diferente da nossa. Por isso, é importante que nós, professores, compreendamos as características dessa geração. Só assim conseguiremos nos conectar com esse universo ao ensinar”, explicou Locatelli.

O Vieira iniciou em 2018 o processo de formação com Locatelli através de encontros presenciais e via internet. O objetivo é formar os educadores para redesenhar o currículo e trabalhar com metodologias ativas, que fazem com que o estudante seja o centro do processo de aprendizagem.

“Em 2019, trouxemos um trabalho com maior experimentação, em que o próprio processo formativo já fosse capaz de ampliar o repertório dos educadores, qualificando as suas práticas pedagógicas”, destacou a coordenadora pedagógica do 5º ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.

O diagnóstico realizado nos encontros vai servir como ponto de partida para o processo formativo que ocorrerá em 2020.  Segundo a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, é preciso ter atenção às peculiaridades que envolvem a relação dos estudantes com a tecnologia.

“Temos que trazer para o nosso cotidiano ferramentas que dialoguem com isso. É um caminho que já estamos trilhando e que exige de nós um olhar sempre atento a todas essas tendências”, afirmou a prof.ª Vânia.