Notícias

08h00

Workshop aborda tecnologia no processo de aprendizagem

O evento, ministrado por Ederson Locatelli, aconteceu entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Workshop aborda tecnologia no processo de aprendizagem

O uso da tecnologia no processo de aprendizagem é parte integrante do projeto político pedagógico do Vieira. Com o objetivo de redesenhar os currículos dos alunos através de um contínuo aprimoramento dessas práticas, os educadores do 5º ano EF à 3ª série EM participaram de um workshop ministrado pelo mestre e doutor Ederson Locatelli, que ocorreu no Espaço Pe. Klein, SJ, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro.

As atividades propostas no workshop vão servir como um diagnóstico sobre os recursos tecnológicos aplicados no Vieira, buscando também aprofundar o conhecimento sobre como os estudantes lidam com a tecnologia na atualidade.  

“A forma que os jovens enxergam o mundo é bem diferente da nossa. Por isso, é importante que nós, professores, compreendamos as características dessa geração. Só assim conseguiremos nos conectar com esse universo ao ensinar”, explicou Locatelli.

O Vieira iniciou em 2018 o processo de formação com Locatelli através de encontros presenciais e via internet. O objetivo é formar os educadores para redesenhar o currículo e trabalhar com metodologias ativas, que fazem com que o estudante seja o centro do processo de aprendizagem.

“Em 2019, trouxemos um trabalho com maior experimentação, em que o próprio processo formativo já fosse capaz de ampliar o repertório dos educadores, qualificando as suas práticas pedagógicas”, destacou a coordenadora pedagógica do 5º ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.

O diagnóstico realizado nos encontros vai servir como ponto de partida para o processo formativo que ocorrerá em 2020.  Segundo a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, é preciso ter atenção às peculiaridades que envolvem a relação dos estudantes com a tecnologia.

“Temos que trazer para o nosso cotidiano ferramentas que dialoguem com isso. É um caminho que já estamos trilhando e que exige de nós um olhar sempre atento a todas essas tendências”, afirmou a prof.ª Vânia.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital