1ª série EM coloca em prática conhecimentos de Matemática e Física para lançar foguetes

O projeto reuniu os estudos sobre função de segundo grau, movimento uniformemente variado e a 3ª lei de Newton

Perceber como os conteúdos estudados em sala de aula podem ser colocados em na prática torna o aprendizado muito mais prazeroso e marcante. Pensando nisso, os professores de Matemática e Física da 1ª série EM desenvolveram um projeto em que os próprios estudantes confeccionam, lançam e analisam os resultados dos seus respectivos foguetes. A atividade teve a sua culminância dia 23/08, no ginásio de esportes, e mobilizou todas as turmas.

Após aprenderem sobre função de segundo grau, movimento uniformemente variado e a 3ª lei de Newton, conteúdos essenciais para a realização do projeto, os alunos se reuniram em grupos e iniciaram o processo de montagem. “Foi uma ótima experiência, porque o lançamento de foguetes está totalmente relacionado ao que aprendemos em sala. Além disso, trabalhamos em conjunto, o que é sempre muito engrandecedor”, explicou o aluno Rafael Valejo.

Após o lançamento, os estudantes analisaram o desempenho dos foguetes e responderam questões sobre o tema. Para a professora de Matemática Iolanda Cezimbra, essa experiência prática só tem a acrescentar para os alunos e educadores. “É uma forma lúdica e prática de trazer os conteúdos para a esfera da experimentação. Projetos como esse estimulam o interesse e o aprendizado, aproximando os alunos das disciplinas”.