Primeira edição da Expo Literária fomenta valorização de grandes obras brasileiras

A iniciativa, realizada na quadra coberta do Vieirinha, mobilizou as turmas do 6º e 7º anos EF

Um verdadeiro passeio por grandes obras da literatura fascinou as turmas do 6º e 7º anos EF do Vieira, nos dias 18 e 19 de julho. A primeira edição da Expo Literária surgiu a partir da experiência do projeto Biblioteca de Classe, em que os alunos tiveram acesso às obras de escritores brasileiros renomados. Para levar a leitura para fora da sala de aula, os estudantes fizeram um desfile de personagens com direito a figurino, interpretação e stands para visitação.

A aluna Júlia Matos (6º ano) conta que a Expo Literária foi motivo de muita alegria. “Eu me diverti muito, porque além de ler o livro e conhecer a história do autor, a gente também se preparou para apresentar isso para os nossos colegas”, explica ela.

A turma do aluno Lucas Cerqueira leu o livro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e apresentou aos colegas um pouco sobre a vida de Jorge Amado. Coube a Lucas interpretar esse grande escritor baiano e ele diz ter adorado a experiência. “Foi muito legal interpretá-lo, porque ele é da Bahia, estudou no Vieira e fez livros premiados”.

O projeto surgiu para que os estudantes tivessem um maior contato com a literatura clássica. Para a professora de Língua Portuguesa, Amanda Neves, a Expo Literária foi muito mais que um incentivo à leitura. “As crianças puderam trabalhar outras habilidades importantes como o trabalho em equipe, criatividade e oratória. Estamos muito felizes com o resultado”.

Agora é só conferir as fotos desse evento tão especial!