Vieirenses são premiados em competição nacional de Matemática

Os quatro estudantes participaram da 14ª edição da OBMEP, que aconteceu em 2018

Vieirenses são premiados em competição nacional de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que também inclui instituições privadas, foi criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos nessa área. Cinco deles são os vieirenses Lucas Viana, Dimitri de Moura, Bruno Jambeiro e Miguel Ângelo, que no dia 19 de julho participaram da premiação da OBMEP 2018, realizada na Reitoria da UFBA, onde receberam as menções honrosas, e Henrique Barros, que foi premiado com uma medalha de bronze.

A OBMEP é promovida pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e serve como pontuação para vestibulares renomados, como os da Unicamp. Para a professora de Matemática, Lívia Cardoso, essas premiações são estímulos para carreiras futuras. “O IMPA é a maior referência em matemática e tecnologia do país. Alunos premiados por esse instituto têm um potencial muito alto na área”, ressalta ela.

A participação dos alunos do Vieira em competições como a OBMEP tem ajudado a identificar e desenvolver importantes habilidades e competências dos estudantes. Lucas Jambeiro conta que sempre procura participar desses eventos. “É sempre um novo desafio e uma nova conquista. A possibilidade de ganhar certificados e até bolsas de estudo também motiva bastante”, ressaltou.