Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Alunos do Vieira participam de programa de inserção na Amazônia

Os alunos viajaram para o Norte do país e conviveram com comunidades marajoaras, campesinas e quilombolas

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Alunos do Vieira participam de programa de inserção na Amazônia

Autoconhecimento e espírito de equipe são algumas das grandes lições aprendidas na Ilha de Marajó e em algumas comunidades quilombolas e campesinas do Pará, que estarão guardadas nos corações de jovens missionários vieirenses para sempre. Junto com outros estudantes da Rede Jesuíta de Educação, eles participaram da Experiência Magis Mais Amazônia, um programa de inserção que busca promover um encontro entre culturas e realidades das juventudes, realizado entre os dias 5 a 14 de julho.

O projeto, que teve a sua primeira edição em 2019, visou proporcionar aos alunos da Rede Jesuíta de Educação uma experiência de inserção no contexto amazônico, potencializando o trabalho em equipe, espírito de liderança e empatia. A iniciativa contou com a adesão dos colégios Antônio Vieira (Salvador/BA), Jesuítas (Juiz de Fora/MG) e Loyola (Belo Horizonte/MG), que juntos levaram 23 alunos e 6 educadores.

Após dois dias de preparação em Belém, os estudantes se dirigiram para as comunidades, onde vivenciaram seus respectivos cotidianos. “O líder comunitário nos levou para conhecer as pessoas e a região. Participamos das atividades da comunidade e percebemos que eles têm um espírito de união muito forte”, explicou a aluna Átina Castro.

Para a pastoralista Débora Santana, uma das professoras que acompanhou os jovens, a experiência foi muito importante para ampliar a visão dos estudantes. “Eles tiveram acesso a uma realidade completamente diferente e quebraram estereótipos sobre o estilo de vida da região Norte. Essa vivência é essencial para o convívio com as diferenças”, explica ela.

 

Achou a experiência interessante? Confira as fotos!

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital