Alunos do Vieira integram encontro de formação de lideranças inacianas na Colômbia

A oitava edição do Arrupe reuniu Colégios da Companhia de Jesus da América Latina

Uma experiência sobre autoconhecimento e compromisso. Os alunos do Vieira, Júlia Zago, Maria Luara Moraes e Vinícius Azi, participaram da 8ª Edição Internacional do Encontro Arrupe, que busca formar lideranças através dos princípios inacianos. A edição de 2019 aconteceu nos dias 14 a 29 de Junho, na Colômbia, e reuniu colégios da Companhia de Jesus do Brasil, Chile, México, Paraguai, Colômbia e Peru.

Para a aluna Maria Luara Campos, o Encontro promovido pela Federação Latino Americana da Companhia de Jesus (Flacsi) foi especial. “Ao longo do tempo, costumamos fechar a cabeça para algumas coisas, passamos a não nos importar tanto com o outro. Com essa experiência, isso mudou. Eu pude quebrar diversos estereótipos e entender o significado real de amar e servir”.

Além da oportunidade de conhecer e interagir com outras culturas, os jovens conviveram com a comunidade agrícola de Pacho, participando das suas atividades cotidianas.

O Arrupe é construído sobre 4 pilares: autoconhecimento, discernimento, compromisso e missão. Para viver esse último pilar, os estudantes tiveram uma vivência missionária na comunidade agrícola de Pátio. A aluna Júlia Zago se surpreendeu com a alegre recepção dos moradores. “A última expedição missionária na região aconteceu há 20 anos. Ali eu entendi como pequenas coisas podem mudar tanto a vida de alguém”, ressaltou ela.

O pastoralista Rafael Nascimento, que acompanhou os estudantes, destaca como a oportunidade de participar do Encontro Arrupe é transformadora para todos os envolvidos. “Eles saem dessa experiência com uma visão mais ampla da realidade e passam a se entender como agentes transformadores da sociedade”, concluiu.

Confira abaixo fotos do Arrupe 8: