Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Alunos do Vieira integram encontro de formação de lideranças inacianas na Colômbia

A oitava edição do Arrupe reuniu Colégios da Companhia de Jesus da América Latina

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Alunos do Vieira integram encontro de formação de lideranças inacianas na Colômbia

Uma experiência sobre autoconhecimento e compromisso. Os alunos do Vieira, Júlia Zago, Maria Luara Moraes e Vinícius Azi, participaram da 8ª Edição Internacional do Encontro Arrupe, que busca formar lideranças através dos princípios inacianos. A edição de 2019 aconteceu nos dias 14 a 29 de Junho, na Colômbia, e reuniu colégios da Companhia de Jesus do Brasil, Chile, México, Paraguai, Colômbia e Peru.

Para a aluna Maria Luara Campos, o Encontro promovido pela Federação Latino Americana da Companhia de Jesus (Flacsi) foi especial. “Ao longo do tempo, costumamos fechar a cabeça para algumas coisas, passamos a não nos importar tanto com o outro. Com essa experiência, isso mudou. Eu pude quebrar diversos estereótipos e entender o significado real de amar e servir”.

Além da oportunidade de conhecer e interagir com outras culturas, os jovens conviveram com a comunidade agrícola de Pacho, participando das suas atividades cotidianas.

O Arrupe é construído sobre 4 pilares: autoconhecimento, discernimento, compromisso e missão. Para viver esse último pilar, os estudantes tiveram uma vivência missionária na comunidade agrícola de Pátio. A aluna Júlia Zago se surpreendeu com a alegre recepção dos moradores. “A última expedição missionária na região aconteceu há 20 anos. Ali eu entendi como pequenas coisas podem mudar tanto a vida de alguém”, ressaltou ela.

O pastoralista Rafael Nascimento, que acompanhou os estudantes, destaca como a oportunidade de participar do Encontro Arrupe é transformadora para todos os envolvidos. “Eles saem dessa experiência com uma visão mais ampla da realidade e passam a se entender como agentes transformadores da sociedade”, concluiu.

 

Confira abaixo fotos do Arrupe 8:

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital