Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Educadores do Vieira abordam fake news em seminário no Rio Grande do Sul

O Colégio foi representado pelos professores José Teixeira Neto e Alexandre Valadares, que participaram do evento pela sétima vez

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Educadores do Vieira abordam fake news em seminário no Rio Grande do Sul

Discutir a educação na contemporaneidade é sempre uma rica oportunidade de troca de experiências e de aprendizado. Esse foi o objetivo do o 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE/5º SIECE), realizado entre os dias 25 a 27 de junho, em Canoas (RS). O Colégio Antônio Vieira participa do evento desde a sua segunda edição e em 2019 foi mais uma vez representado pelos professores José Teixeira Neto (Zelão) e Alex Valadares.

O seminário, realizado a cada dois anos, é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir pesquisadores do campo da Educação para análises e debates de questões polêmicas envolvendo educação, cultura e contemporaneidade.

Em 2019, os professores do Vieira apresentaram o tema “Fake news: currículos culturais (de)formadores de cidadania e democracia”. Segundo Zelão, o mais interessante do seminário é a oportunidade que os profissionais da área têm de pensar como estão interagindo com as infâncias e juventudes do presente.  “Abordamos como as fake news têm se constituído em um currículo poderoso que está formando as pessoas dentro e fora da escola”, destacou.

Durante a apresentação, os professores discutiram sobre a comunicação na internet, onde as informações são facilmente disseminadas, mas que necessitam de apuração sobre a veracidade dos fatos. “As fake news deformam a ideia de cidadania e democracia. A reflexão sobre o assunto precisa estar presente na formação dos nossos alunos”, complementa Valadares.

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital