Educadores do Vieira abordam fake news em seminário no Rio Grande do Sul

O Colégio foi representado pelos professores José Teixeira Neto e Alexandre Valadares, que participaram do evento pela sétima vez

Educadores do Vieira abordam fake news em seminário no Rio Grande do Sul

Discutir a educação na contemporaneidade é sempre uma rica oportunidade de troca de experiências e de aprendizado. Esse foi o objetivo do o 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE/5º SIECE), realizado entre os dias 25 a 27 de junho, em Canoas (RS). O Colégio Antônio Vieira participa do evento desde a sua segunda edição e em 2019 foi mais uma vez representado pelos professores José Teixeira Neto (Zelão) e Alex Valadares.

O seminário, realizado a cada dois anos, é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir pesquisadores do campo da Educação para análises e debates de questões polêmicas envolvendo educação, cultura e contemporaneidade.

Em 2019, os professores do Vieira apresentaram o tema “Fake news: currículos culturais (de)formadores de cidadania e democracia”. Segundo Zelão, o mais interessante do seminário é a oportunidade que os profissionais da área têm de pensar como estão interagindo com as infâncias e juventudes do presente.  “Abordamos como as fake news têm se constituído em um currículo poderoso que está formando as pessoas dentro e fora da escola”, destacou.

Durante a apresentação, os professores discutiram sobre a comunicação na internet, onde as informações são facilmente disseminadas, mas que necessitam de apuração sobre a veracidade dos fatos. “As fake news deformam a ideia de cidadania e democracia. A reflexão sobre o assunto precisa estar presente na formação dos nossos alunos”, complementa Valadares.