Notícias

08h00

Espaços culturais de Salvador viram cenários para encontros pedagógicos do Vieira

A edição de junho da RCP Itinerante, que envolveu os profissionais do 9º ano EF, foi realizada no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Espaços culturais de Salvador viram cenários para encontros pedagógicos do Vieira

Visitar novos lugares sempre são fontes de inspiração para enxergarmos o mundo de uma nova forma. Cada descoberta e troca de conhecimento nos tornam pessoas e profissionais melhores. Pensando nisso, o SECOP do Vieira vem promovendo a RCP (Reunião de Coordenação Pedagógica) Itinerante, em que os professores visitam espaços culturais em Salvador e vivem experiências marcantes de ampliação de repertório.  A última edição, realizada com educadores do 9º ano EF, aconteceu no dia 17 de junho, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

A coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, destaca que a RCP Itinerante de junho marcou a finalização das atividades do primeiro semestre. “É um planejamento voltado para experiências que despertam nos educadores a sensibilidade, o espirito crítico, a produção cultural, a atenção e a prática de valores importantes para a formação integral”, destacou ela.

A RCP Itinerante já contou com edições no cinema, na Caixa Cultural, na casa de Jorge Amado e na Caixa Cultural. “Achei interessante essa edição no IGHB, porque é um espaço importante situado no centro da nossa cidade e que passa despercebido. O olhar da escola foi cuidadoso em relação à escolha do local”, ressaltou a professora Ana Paula Monteiro.

Para o professor Richard Vagner, diversificar os locais das RCPs, que acontecem semanalmente com duração de 100 minutos, contribui para o conhecimento e para a criatividade dos educadores. “O Colégio sempre nos convida a fazer o novo, fala muito sobre inovação e essa experiência foi inovadora para todos nós”, ressaltou ele.

 

O IGHB

O IGHB tem o objetivo de fomentar a promoção de estudos, o desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro. O espaço conta com a Biblioteca Ruy Barbosa, o Arquivo Histório Theodoro Sampaio e o Museu. Para conhecer mais sobre o acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, acesse o site da instituição (clique aqui).

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital