Palestras com instituições de ensino e profissionais marcam semestre da 3ª série EM

Em junho, as turmas tiveram encontros com representantes da Universidade de Coimbra e das áreas de Engenharia, Medicina Veterinária e Nutrição

A Jornada de Informação Profissional, realizada no dia 29 de maio, foi o ponto alto do ciclo de palestras que as turmas da 3ª série EM têm participado desde o início do ano. Duas outras ações marcaram o final do semestre para os estudantes. No dia 10 de junho, eles participaram de um encontro com representantes da Universidade de Coimbra e em 18 de junho tiveram um complemento da JIP com palestras nas áreas de Engenharia, Medicina Veterinária e Nutrição.

Segundo a orientadora educacional da 3ª série EM, Daisy Borali, o objetivo desses encontros é auxiliar os alunos no processo da escolha profissional, esclarecendo as possibilidades de ingresso em faculdades e universidades com os seus respectivos cursos de interesse. “Visamos também aproximar o estudante da realidade acadêmica no exterior. A importância da presença da Politécnica de Coimbra (ver matéria) e da própria Universidade de Coimbra tem esse viés de informar e estreitar laços de parceria com o Brasil e o processo seletivo de ingresso com o ENEM”, destacou ela.

#PartiuPortugal

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo ainda em operação. Situada na cidade que leva o mesmo nome, a instituição conta com 36 cursos, incluindo Relações Internacionais, Jornalismo e Direito. Para Isabel Zumelzu e Adriana Afonso, representantes da instituição que palestraram no Vieira, estudar em Portugal é uma ótima oportunidade para vivenciar novas experiências e conhecer uma outra cultura, mas com uma boa facilidade de comunicação.

“É interessante a escola ter esse estímulo. Abrir mentes e possibilitar informações sobre oportunidades internacionais é de grande valia”, frisou Isabel. Ela destaca também que para realizar o processo de inscrição é necessário apresentar apenas o documento de identificação (passaporte ou RG), comprovante de conclusão de Ensino Médio e a nota do Enem. Feito isso, basta apenas escolher até seis opções de curso e tirar as dúvidas no FAQ da própria Universidade: http://www.uc.pt/brasil/faq.