Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz

A atividade marcou a culminância da primeira etapa do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o mundo”

Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz

“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.  A célebre frase do filósofo Platão se fez realidade para as turmas do 5º ano EF e seus familiares.  Eles participaram nos dias 17 e 18 de junho, no espaço Pe. Klein, SJ, da oficina “Musicalidade e a cultura de paz: um momento de integração e vivências criativas”, que concluiu a primeira etapa do projeto interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo.

A oficina teve o objetivo de abordar a temática da cultura de paz, tendo a música como expressão artística. As famílias realizaram atividades interativas cantando e tocando instrumentos. “Quando participamos de um grupo musical temos que respeitar o espaço do outro, precisamos ouvir e sermos ouvidos. Buscamos com essa atividade trabalhar o respeito e a sensibilidade através da ludicidade”, destacou a professora de música Letícia Lopes.

A mãe Thea Câmara participou da oficina e considera as atividades lúdicas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A música traz a sensibilidade, alegria e interação. Valorizo muito esses projetos”, disse ela. O pai Fernando Nogueira destacou a importância da família fazer parte da rotina escolar dos filhos. “Esses momentos de comunhão em que podemos estar aqui no ambiente escolar são muito importantes para reforçarmos os laços”, frisou ele.

Por um mundo melhor

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar Criando e Recriando o mundo. “No segundo semestre, as turmas darão continuidade aos estudos tendo como base a cultura de paz em diversas linguagens artísticas. Trabalhamos com os estudantes nessa possibilidade de ação, de como podemos construir uma cidadania ativa, que se preocupa com o outro”, ressaltou a coordenadora pedagógica do 5ª ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.