Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

09h08

Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz

A atividade marcou a culminância da primeira etapa do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o mundo”

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz

“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.  A célebre frase do filósofo Platão se fez realidade para as turmas do 5º ano EF e seus familiares.  Eles participaram nos dias 17 e 18 de junho, no espaço Pe. Klein, SJ, da oficina “Musicalidade e a cultura de paz: um momento de integração e vivências criativas”, que concluiu a primeira etapa do projeto interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo.

A oficina teve o objetivo de abordar a temática da cultura de paz, tendo a música como expressão artística. As famílias realizaram atividades interativas cantando e tocando instrumentos. “Quando participamos de um grupo musical temos que respeitar o espaço do outro, precisamos ouvir e sermos ouvidos. Buscamos com essa atividade trabalhar o respeito e a sensibilidade através da ludicidade”, destacou a professora de música Letícia Lopes.

A mãe Thea Câmara participou da oficina e considera as atividades lúdicas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A música traz a sensibilidade, alegria e interação. Valorizo muito esses projetos”, disse ela. O pai Fernando Nogueira destacou a importância da família fazer parte da rotina escolar dos filhos. “Esses momentos de comunhão em que podemos estar aqui no ambiente escolar são muito importantes para reforçarmos os laços”, frisou ele.

 

Por um mundo melhor

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar Criando e Recriando o mundo. “No segundo semestre, as turmas darão continuidade aos estudos tendo como base a cultura de paz em diversas linguagens artísticas. Trabalhamos com os estudantes nessa possibilidade de ação, de como podemos construir uma cidadania ativa, que se preocupa com o outro”, ressaltou a coordenadora pedagógica do 5ª ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital