Projeto do 3ª ano EF valoriza tradição cultural dos festejos juninos

A culminância, realizada entre os dias 11 e 13 de junho, contou com apresentações artísticas e envolveu a participação das famílias

Projeto do 3ª ano EF valoriza tradição cultural dos festejos juninos

Os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro são traços marcantes da cultura brasileira, principalmente no Nordeste. Essa rica tradição é estudada pelas turmas do 3º ano EF ao longo primeiro semestre através do projeto “São João: Sabor, sonoridade e alegria...Retrato de um povo”. Entre os dias 11 e 13 de junho, os vieirenses apresentaram aos seus familiares tudo que aprenderam em uma culminância repleta de animação e manifestações artísticas, realizada na quadra do Vieirinha e no Pátio Aquarela.

Durante o projeto, os alunos participaram de palestras, plantação de milho e oficinas ludopedagógicas, entre outras atividades. Na culminância, as famílias aprenderam e se divertiram com brincadeiras, apresentações musicais e com uma exposição realizada pelas turmas, resultado de todo conhecimento obtido no período de preparação. “Foi um trabalho muito prazeroso. Os estudantes amaram estudar sobre a nossa cultura, principalmente pela forma lúdica que tudo foi feito. Isso enriqueceu o aprendizado deles” destacou a coordenadora pedagógica do 3º ano EF, prof.ª Alice Machado.

Segundo o pai João Paulo Falcão, é importante que a escola realize ações que valorizem a cultura nordestina. “Adorei participar com meu filho desse dia festivo e é importante agregar esse conhecimento sobre a cultura da nossa região”, disse ele. A mãe Daniela Paixão acrescentou que a participação das famílias proporciona uma interação essencial para o desenvolvimento dos alunos. “Poder estar aqui na escola participando de atividades com a minha filha é ótimo.  Eu adorei poder assistir às apresentações e ver o que ela produziu. Foi tudo lindo”, contou ela.

CONFIRA AS FOTOS DAS OFICINAS E DA CULMINÂNICIA DO PROJETO