Campanha da Fraternidade 2019 inspira projeto sobre cidadania no Vieira

As turmas do 5º ano EF participaram de diversas ações na primeira unidade com o “Criando e Recriando o Mundo”

Campanha da Fraternidade 2019 inspira projeto sobre cidadania no Vieira

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo”, voltado às turmas do 5º ano EF do Vieira.  Na primeira unidade, o principal objetivo de todas as ações realizadas foi mobilizar os alunos no exercício de cidadania e para isso contou com rodas de conversas, aulão, doação de materiais e com a apresentação de um seminário.

Na etapa inicial do projeto, os vieirenses participaram de uma roda de conversa com a ex-aluna e gestora socioambiental na Assembleia Legislativa de Sergipe, Camila Godinho, realizaram atividades lúdicas e ainda assistiram a um aulão de Ensino Religioso, Geografia e História, que serviu como base para as apresentações dos seminários, realizados no dia 14 de maio. “Estamos trabalhando com os alunos na perspectiva do que podemos fazer juntos para que essa realidade possa ser alterada e assim criarmos um mundo com mais justiça, dignidade e melhores condições de vida para todos”, destacou a coordenadora do 5º ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.

Cidadania e solidariedade

Como um gesto de amor ao próximo, os estudantes realizaram, no dia 09 de maio, a doação de kits de materiais escolares customizados em uma oficina com as mães, ocorrida após a romaria ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os vieirenses validaram a iniciativa da escola de valorizar os direitos e os deveres dos cidadãos no contexto em que vivemos. “O que mais gostei é de poder estudar sobre a cidadania. Hoje é necessário que as pessoas sejam lembradas sobre o papel que precisa ter para vivermos em um mundo melhor”, ressaltou o aluno Miguel Almeida. Segundo a estudante Maria Eduarda Lobo, a Campanha da Fraternidade 2019 ajuda na reflexão sobre uma mudança de comportamento. “A partir de tudo que aprendemos, fica a lição de que todos devem pôr em práticas atitudes cidadãs”, completou ela.