Projeto “Conexão Família e Escola” valoriza a importância do brincar

A iniciativa envolveu a participação dos familiares do 1º ano EF em atividades lúdicas de integração

Projeto “Conexão Família e Escola” valoriza a importância do brincar

A brincadeira é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Este ano, o projeto “Conexão Família e Escola”, que ocorreu nos dias 26 e 29 de abril, trouxe como temática para discussão a importância do brincar, sendo mais uma vez um momento especial de integração e aprendizado. O evento, fruto de uma parceria entre o SOE e o SECOP, foi direcionado aos familiares dos alunos do 1° ano EF e reuniu pais, educadores e as crianças.

O projeto “Conexão Família e Escola” aconteceu em duas partes. Na primeira etapa, foi feita uma abordagem teórica, com uma palestra ministrada pela orientadora educacional do 1° ano EF, prof.ª Lívia Farani, e pela coordenadora pedagógica do 1° ano EF, prof.ª Adriana Novis, no Auditório Mabel Velloso. Em seguida, todos foram convidados para um momento de descontração, bate-papo, lanche e muitas brincadeiras com as crianças no parque. “O projeto nasceu há três anos para proporcionar que os familiares se conhecessem e também fortalecessem ainda mais o laço com o Vieira. É muito importante falar sobre o ato de brincar, pois é algo fundamental para a formação das crianças, pois faz com que elas possam aprender a lidar com as mais diversas emoções”, destacou Lívia Farani.

Segundo o pai Ricardo Vieira, participar da atividade ao lado da filha foi muito emocionante. “Achei legal essa interação, porque pude vivenciar o cotidiano da minha filha no colégio. Poder estar aqui, brincar com ela, vê-la interagindo com outras crianças e perceber o seu desenvolvimento foi muito bom”, destacou. A mãe vieirense Tabata Bezera também avaliou positivamente o projeto. “Tivemos a oportunidade de estar em contato com outras famílias e com as crianças, participando de atividades lúdicas. Considero uma experiência única para a integração de todos que participaram”, contou ela.