FIC 2019 homenageia manifestações culturais da Bahia

O lançamento do projeto, realizado no dia 25 de abril, reuniu grupos de diversas regiões do estado

FIC 2019 homenageia manifestações culturais da Bahia

A cultura é o maior patrimônio de um povo e o torna único. As diversas regiões que formam a Bahia trazem consigo uma riqueza de costumes, tradições e manifestações que merecem ser sempre lembradas e preservadas. Esse é o objetivo da edição de 2019 da Feira de Informação e Cultura (FIC). O lançamento do projeto, que este ano tem a temática “Identidade Cultural e Memória Baiana”, aconteceu no dia 25 de abril e mobilizou as turmas do 8º ano EF com apresentações e palestras de diversos grupos vindos de todos os cantos do estado.

Os estudantes participaram de apresentações artísticas dos grupos Zambiapunga (Taperoá-BA), Marujada (Saubara-BA), Samba Raízes de Angola (São Francisco do Conde-BA), Urucungo, que fez uma performance de capoeira, além da declamação de cordéis com Tarciso Mores.  “A FIC fará um mergulho na cultura baiana, nessa construção de memórias que é passada de pais para filhos. Buscamos trazer alguns movimentos culturais, então passeando de Norte a Sul para que eles experimentassem, vivenciassem e prestigiassem essa pluralidade”, destacou a coordenadora pedagógica do 8° ano EF, prof.ª Andreia Oliveira.

Cada turma ficou com um grupo de uma determinada região da Bahia, momento em que foi possível estudar aprofundar o conhecimento para os seminários que serão apresentados na segunda unidade. Os alunos gostaram bastante do lançamento e estão com grandes expectativas para a FIC 2019. “Essas apresentações que tivemos foram incríveis. É um projeto inovador, que vai representar muito bem a nossa cultura”, frisou Anaile Gonçalves. O estudante Davi Freitas concluiu: “Achei muito legal o lançamento, porque nos mostrou a importância de cuidarmos do nosso patrimônio cultural”.