Turmas da 1ª série EM realizam estudos sobre migrações internacionais com Gincana Cultural

A ação, que marcou a primeira etapa do projeto Migragente, envolveu atividades artísticas e esportivas, além de relatos de experiências

A primeira etapa do Projeto Interdisciplinar Migragente foi finalizada com muita criatividade, dinâmica e ludicidade, através da Gincana Cultural. A iniciativa, que mobilizou os alunos da 1ª série EM nos dias 15, 16 e 17 de abril, contou com 18 provas que estimularam a produção autoral, a pesquisa cientifica, as leituras temáticas, o trabalho em equipe e a solidariedade dos vieirenses.

As equipes que participaram da Gincana Cultural tiveram a oportunidade de ouvir relatos de experiências de pessoas que passaram por processos de migração. Além disso, as turmas também realizaram diversas atividades artísticas e esportivas. “Propor reflexões aprofundadas sobre o movimento migratório é essencial para compreender a crise humanitária instalada nesse mundo contemporâneo”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, professora Léa Pontes.

Para a vieirense Beatriz Santos, a Gincana Cultural foi um momento especial para a ampliação do conhecimento. “Aprendemos a lidar com as vitórias e derrotas, fomos estimulados a trabalhar em grupo e desenvolvemos muito”, contou ela. O estudante Luís Ribeiro ressaltou a importância de estudar temas atuais como as migrações. “Esse é um problema sério, que ocorre em escala mundial, e é necessário que os alunos estejam envolvidos no assunto”, frisou.

A base de estudos dos vieirenses da 1ª série EM no projeto Migragente é a leitura do livro Estranhos a Nossa Porta, do sociólogo Zygmunt Bauman. A iniciativa segue com pertinentes discussões em sala de aula para aprofundar ainda mais o tema. Na segunda unidade, será produzida uma revista eletrônica com base nos conteúdos aprendidos e na leitura dessa obra.