Notícias

08h00

Turmas da 1ª série EM realizam estudos sobre migrações internacionais com Gincana Cultural

A ação, que marcou a primeira etapa do projeto Migragente, envolveu atividades artísticas e esportivas, além de relatos de experiências

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Turmas da 1ª série EM realizam estudos sobre migrações internacionais com Gincana Cultural

A primeira etapa do Projeto Interdisciplinar Migragente foi finalizada com muita criatividade, dinâmica e ludicidade, através da Gincana Cultural. A iniciativa, que mobilizou os alunos da 1ª série EM nos dias 15, 16 e 17 de abril, contou com 18 provas que estimularam a produção autoral, a pesquisa cientifica, as leituras temáticas, o trabalho em equipe e a solidariedade dos vieirenses.

As equipes que participaram da Gincana Cultural tiveram a oportunidade de ouvir relatos de experiências de pessoas que passaram por processos de migração. Além disso, as turmas também realizaram diversas atividades artísticas e esportivas. “Propor reflexões aprofundadas sobre o movimento migratório é essencial para compreender a crise humanitária instalada nesse mundo contemporâneo”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, professora Léa Pontes.

Para a vieirense Beatriz Santos, a Gincana Cultural foi um momento especial para a ampliação do conhecimento. “Aprendemos a lidar com as vitórias e derrotas, fomos estimulados a trabalhar em grupo e desenvolvemos muito”, contou ela. O estudante Luís Ribeiro ressaltou a importância de estudar temas atuais como as migrações. “Esse é um problema sério, que ocorre em escala mundial, e é necessário que os alunos estejam envolvidos no assunto”, frisou.

A base de estudos dos vieirenses da 1ª série EM no projeto Migragente é a leitura do livro Estranhos a Nossa Porta, do sociólogo Zygmunt Bauman. A iniciativa segue com pertinentes discussões em sala de aula para aprofundar ainda mais o tema. Na segunda unidade, será produzida uma revista eletrônica com base nos conteúdos aprendidos e na leitura dessa obra.

 

 

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital