Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Colaboradores do Vieira participam de treinamento de primeiros socorros

O 3° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) promoveu as capacitações, em parceria com o Setor Médico, nos dias 16 e 17 de abril

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Colaboradores do Vieira participam de treinamento de primeiros socorros

Lei 13.722, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União no dia 05 de outubro, determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas (ensino infantil e básico) deverão ser capacitados em primeiros socorros. Em parceria com o 3° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), o Setor Médico do Colégio Antônio Vieira realizou treinamentos nos dias 16 e 17 abril sobre os cenários que implicam os riscos, como evitá-los e agir em cada situação. A ação envolveu mais de 200 colaboradores de diversos setores da instituição.

Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam através de dinâmicas. “É algo que propõe uma mudança de mentalidade através da capacitação. Todos precisam estar envolvidos para o salvamento de vítimas, a prevenção de sinistros e o reconhecimento de cenários de emergência. Quanto mais temos esse conhecimento tornado público, mais a sociedade ganha”, destacou o comandante do 3° Grupamento e instrutor da disciplina de atendimento pré-hospitalar, Major Ramon Diego Diniz.

Os colaboradores do Vieira destacaram a importância dessa capacitação para o cotidiano na instituição. “Adquiri conhecimento que vou levar não somente para a atuação no Vieira, como também para a minha vida pessoal. Todos os procedimentos foram muito bem explicados pelo Corpo de Bombeiros”, destacou o auxiliar do Sevic, Paulo Cleiton. A orientadora educacional, Jerusa Carvalho, complementou: “temos que estar preparados para diversas situações e esse treinamento nos qualificou para que possamos lidar com elas utilizando técnicas que fazem toda diferença”.

 

Sobre a Lei

A Lei Lucas faz homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). O texto define que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores e colaboradores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital