Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão” chega pela primeira vez a Salvador

A mostra, desenvolvida pelo artista plástico Edson Duarte, fica em cartaz a partir do dia 25 de abril no Colégio Antônio Vieira

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão” chega pela primeira vez a Salvador

Uma arquitetura rústica, simples e muito resistente é retratada na exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão”, do artesão jacuipense Edson Duarte. A mostra, que chega pela primeira vez em Salvador após passagens por Feira de Santana e Conceição do Coité, apresenta símbolos das paisagens sertanejas e casas típicas da zona rural, com o desgaste promovido pelo passar dos anos e vestígios das histórias de vida dos moradores. Mais de 20 desses cenários poderão ser vistos pelo público, no Colégio Antônio Vieira (Garcia), de 25 de abril, a partir das 18h30, até o dia 31 de maio.

Segundo Edson Duarte, que estará em Salvador para o evento de lançamento, a exposição foi criada para imortalizar uma tradição que se perdeu ao longo dos anos. O desenvolvimento das miniaturas desses cenários sertanejos é fruto de uma pesquisa do artesão para compreender como cada uma dessas construções (moradias, currais, igrejas etc) eram edificadas. “Busquei muitas referências para trazer a alma desses locais. Nas miniaturas, foram utilizados elementos de plantações e terras de casas que estão em ruínas, a fim de que o público possa sentir a essência de cada uma dessas paisagens”, explica ele.

 

Sobre o artesão

Edson Duarte Marques, natural de Riachão do Jacuípe, ministra oficinas de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e, voluntariamente, no Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco. Também integra a Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (APARJ).

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital