Notícias

14h00

Inovação e Formação Docente

A experiência do Vieira para ampliar o diálogo entre a Pedagogia Inaciana e importantes temáticas do contemporâneo

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inovação e Formação Docente

 

Por José Teixeira Neto (Zelão)*

Compreendemos formação como processos mobilizadores que provocam nossos repertórios de vida, de interações sociais, de saberes e conhecimento plasmados durante nossas itinerâncias pessoais e profissionais. Antes de tudo, docentes são seres existindo, cidadãos e cidadãs atuando no social, em suas famílias, em seus grupos de convivência, portanto com conhecimentos que vão muito mais além de habilitação e regulação disciplinares, de certificação para atuar como professor(a) de uma determinada disciplina. Sua qualificação passa por competências e habilidades que demonstram um universo mais amplo 
e complexo do que transmissor de conhecimentos.

Nessa perspectiva, o Colégio Antônio Vieira tem promovido formação continuada de suas equipes pedagógicas nos diferentes segmentos formativos, concebendo-as não só como ensinantes, mas como aprendentes; docentes sensibilizados para as múltiplas inteligências nos âmbitos cognitivo e emocional. Educadores(as) problematizadores(as) reflexivos e autores de suas práticas, trazendo o que já consideram ações inovadoras para diálogos com outras novas metodologias em novas configurações de espaço/tempo escolares, onde insurgem protagonismos de novas infâncias e juventudes.

Nos últimos anos, nossas equipes interagiram com temas formativos, estabelecendo diálogos profundos entre a Pedagogia Inaciana e o contemporâneo. Discutimos sobre currículo, avaliação, interdisciplinaridade, formação integral, inovação em educação, infâncias e juventudes contemporâneas, metodologias ativas, participativas em contexto híbrido, multimodal, pervasivo e ubíquo, gameficação, entre outros. No ano de 2018, a formação docente foi realizada com a chancela da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que pertence à Rede Jesuíta de Educação, e teve como foco as metodologias ativas.

Seguiremos interagindo com temas que ampliarão e alterarão nossos repertórios e práticas para a formação integral. Inovação está implicada com a formação docente, possibilitando outros tantos novos olhares para pautas e práticas formativas que promovam emancipacionismo.

 

*José Teixeira Neto é  doutor em Educação, historiador e articulador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital