Educação inovadora: conheça a plataforma virtual de aprendizagem utilizada no Vieira

A parceria com a empresa Geekie foi ampliada em 2019, buscando potencializar as competências e habilidades dos estudantes

Alinhado às tendências e demandas educacionais contemporâneas e às novas formas de construir conhecimentos, o Colégio Antônio Vieira ampliou  a sua parceria com a Geekie, empresa educacional de referência em educação inovadora. Através da plataforma os alunos do Vieira já tinham acesso a simulados do SAEB (do 5º ao 9º ano EF) e do ENEM (para o Ensino Médio), com os conhecimentos exigidos pela Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, a ampliação se dá com um projeto voltado para o 8º ano EF, trazendo além dos simulados um ambiente de aprendizagem interativa.

A diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Ana Paula Marques, explica que esse espaço virtual educacional amplia e potencializa, de forma individualizada, os estudos, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades de maneira aprofundada e sistematizada. “O aluno terá, além do conteúdo proposto para  essas disciplinas, a oportunidade de resolver questões, conectar informações, assistir a vídeos sobre os temas propostos e interagir com o conhecimento, monitorando onde e como pode melhorar seus resultados.”, destacou ela.

Adaptação

A consultora pedagógica da Geekie, Juliana Guimarães, explica que a utilização de recursos tecnológicos transforma o aprendizado. “O nosso desejo é promover nesses estudantes o protagonismo e a corresponsabilidade dentro do processo de aprendizagem. Por isso, sempre fazemos questão de trabalhar com eles quatro importantes pilares em todo esse processo: a organização, o comprometimento, a colaboração e a curiosidade”, frisou.

O vieirense Bernardo Fontoura explica que essa nova forma de aprender o motivou ainda mais para o ano letivo. “A experiência de utilizar esses recursos é muito interessante, porque iremos ter uma dinâmica diferente nos nossos estudos, entendendo o conteúdo de uma maneira inovadora”, contou ele. A aluna Isabela Coutinho complementa: “a plataforma nos auxilia a sermos mais organizados e também traz recursos para ajudarmos nossos colegas, o que faz com que o conhecimento seja construído de maneira colaborativa”.

Nesse primeiro momento, os estudantes do 8º ano EF estão em um processo de adaptação à plataforma. “Durante todo processo de uso, haverá o acompanhamento do professor, que fará interações com os estudantes neste mesmo ambiente. Acreditamos que essa experiência possibilitará uma importante ampliação da leitura de mundo, através da maior interação com o conhecimento que passa a existir”, ressaltou a coordenadora pedagógica do 8ª ano EF, prof.ª Andreia Oliveira.