Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Crisma 2019: inscrições acontecem a partir de 25 de fevereiro

Podem participar alunos com 15 anos ou que já estejam na 1ª série EM. Saiba mais!

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Crisma 2019: inscrições acontecem a partir de 25 de fevereiro

Pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida e pelo Sacramento da Crisma (ou da Confirmação) nos dá os seus dons para colocarmos a serviço da humanidade, para sermos um sinal no mundo por meio do nosso testemunho de vida. Temos, assim, a oportunidade de nos identificarmos cada vez mais com o próprio Cristo.São Paulo nos convida para sermos seguidores de Cristo. Esse é o sentido da Crisma. É a confirmação do nosso Batismo, sacramento da maturidade e da responsabilidade. Todos os sacramentos são da Santíssima Trindade e a Crisma é por excelência o Sacramento do Espírito Santo.

“Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos ‘sacramentos da iniciação cristã’, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, ‘pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.” (CIC 1285)

 

Inscrições: a partir do dia 25 de fevereiro de 2019

Início da Crisma: a partir de 4 de abril de 2019

1ª reunião de pais e padrinhos / madrinhas: 16 de maio de 2019

Retiros: 02 a 04 de agosto ou 30/08 a 01 de setembro de 2019

Renovação das Promessas do Batismo: 29 de outubro de 2019

Dia da celebração: 9 de novembro de 2019

Taxa referente aos custos da catequese, retiro e celebração: valor total deR$380,00 ou 5 parcelas de R$76,00 (boletos enviados posteriormente)

 

CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR A SUA FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Mais informações:

Para que tudo corra bem durante a preparação da Crisma que se desenvolve ao longo do ano, é importante informar sobre as exigências da Arquidiocese de Salvador que confia esta missão ao Colégio Antônio Vieira:

 

Frequência

Sua frequência e participação é um sinal de compromisso com o aprofundamento que este Sacramento propõe. Nossos encontros acontecem uma vez por semana, por 1 hora e 30 minutos. Por isso, estabelecemos o máximo de sete faltas justificadas durante a preparação. Mais do que isto inviabiliza a participação do aluno na catequese.

 

Padrinhos / madrinhas

Crismar durante este ano de preparação. A exigência é que os padrinhos sejam pessoas de maior experiência na fé e que, por já terem experimentado este Sacramento, possam dar testemunho dele aos crismandos. Segundo Código de Direito Canônico para alguém poder assumir a função de padrinho ou madrinha requer-se que:

  • Seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e a função que vai desempenhar.
  • Que seja designado pelo próprio batizando ou pelos pais e tenha intenção de ser padrinho;
  • Tenha completado dezesseis anos;
  • Não seja o pai ou a mãe do crismando.

 

O papel dos pais

  • “A família cristã é também lugar por excelência de catequese... os pais devem ser para seus filhos os primeiros mestres da fé” (GE.2) (CR 121)
  • “Uma das tarefas essenciais dos pais e da comunidade eclesial é criar ambiente e apoio para que a criança, o adolescente e o jovem caminhem para maturidade na fé”. (CR 131)
  • “É dever dos pais cristãos interessar-se habitualmente pela iniciação dos filhos na vida sacramental, suscitando e fazendo crescer neles o espírito de fé, e preparando-os a recepção frutuosa dos sacramentos da Confirmação e da Eucaristia, por vezes através dos encarregados de sua formação catequética. Esse dever dos pais se manifesta também por sua participação ativa na celebração dos sacramentos.” (Rito da Confirmação)

 

Encontro com Bispo

Para uma maior unidade com a Igreja que esperamos servir, durante a preparação para a Crisma, os crismandos do CAV são convocados a participar de um encontro organizado pela Arquidiocese para todos os crismandos da cidade com o bispo arquidiocesano. A data é definida pela Arquidiocese.

 

Custos

  • Na celebração da Crisma, ao final da catequese de preparação, haverá uma divisão das despesas da Missa entre todos os crismandos (já inclusa na taxa cobrada em parcelas). Essas despesas incluem: decoração da Igreja, música, folhetos de canto, camisa, vela e certificado para cada crismando e taxa da Arquidiocese.
  • O retiro que faz parte da preparação ocorre na Casa de Retiro São José em Mar Grande. As despesas referentes à estada e alimentação também estão inclusas na taxa.

 

Desde 2012, o SORPA disponibiliza esta preparação à iniciação cristã, a catequese para adultos para pais, padrinhos/madrinhas de Crisma e comunidade do CAV. Para mais informações, pode nos procurar no SORPA. 

Contato do SORPA: 3328-9586

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital