Apresentações artísticas e reuniões encerram atividades da 1ª série EM de 2018

A culminância do projeto “Migragente” e os encontros com as famílias abordaram importantes temáticas para o processo formativo dos alunos.

Apresentações artísticas e reuniões encerram atividades da 1ª série EM de 2018

Guerra, falta de emprego e fome são alguns dos motivos que levam uma pessoa a deixar o seu país em busca de uma vida melhor. Essas situações foram dramatizadas pelas turmas da 1ª série EM durante a culminância do projeto transdisciplinar “Migragente”. As apresentações ocorreram no dia 12 de novembro, na Sala de Arte Sálua Chequer. A programação de encerramento da série também contou com reuniões de pais realizadas no final de outubro.

A coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes, explica que o projeto “Migragente” despertou nos alunos a capacidade de refletir sobre as migrações internacionais de uma maneira profunda. “Acredito que para os estudantes foi muito bom por chegarem a uma abordagem crítica, o que resulta na conscientização sobre o ato de migrar como um Direito Humano”, ressaltou ela.

Durante o ano, os estudantes realizaram pesquisas, análises, participaram de uma gincana cultural, entre outras ações que deram base para as produções dos musicais. “É importante que aprofundemos essa temática que é tão atual”, frisou o vieirense Bernardo Barroso. Para a aluna Camila Leal, o projeto reforçou importantes valores da prática pedagógica do Vieira. “O maior aprendizado que tivemos foi saber lidar com as diferenças”, afirmou.

Durante a culminância do projeto “Migragente”, os alunos foram avaliados nos quesitos criatividade, domínio do conteúdo e criticidade. “Eles chegaram à terceira unidade trazendo dados, percepções e algumas propostas de intervenções. Isso fez com que as apresentações artísticas fossem emocionantes para todos. Talvez esses tenham sido os textos mais fortes contracenados nos últimos anos”, destacou a professora Eneida Santana.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS

Escola e família

A 1ª série EM trouxe inovações para as reuniões de pais ocorridas ao longo do ano letivo. Na segunda unidade, através de dinâmicas realizadas pelo SOE e SECOP, os responsáveis pelos alunos trouxeram sugestões para um aproveitamento ainda maior dos alunos, protagonizando um importante momento formativo entre a escola e os familiares. A terceira e última reunião do ano, realizada nos dias 22 e 23/10,  trouxe o feedback dos pais, com as ações realizadas e os resultados de notas e do último ENEM. Também foram abordados os rumos do Ensino Médio a partir de 2019.