Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

Encontro na Argentina reúne de Reitores e Delegados de Educação da FLACSI

O evento, realizado de 3 a 7 de setembro, trouxe o tema "Servindo à nossa missão no mundo atual".

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Encontro na Argentina reúne de Reitores e Delegados de Educação da FLACSI

De 3 a 7 de setembro, Diretores Gerais, Reitores e Delegados da Educação dos 19 países latino-americanos e caribenhos participaram do VI Encontro de Reitores, organizada pela Federação Latiamericana de Colégios das Companhia de Jesus (FLACSI),  no Colegio del Salvador, em Buenos Aires, na Argentina. 

A reunião, que teve o lema "Servindo à nossa missão no mundo de hoje", visou aprofundar em 4 temas estabelecidos como prioridades para a Rede Global de escolas jesuítas, após a conclusão do Congresso Mundial dos Delegados de Educação da Companhia de Jesus (JESEDU-Rio 2017). 

A abertura e acolhimento do evento foi feito pelo Presidente da FLACSI, Pe. Saul Cuautle, SJ., enquanto a Eucaristia inicial foi presidida pelo Provincial da Província Argentina/Uruguaia, Pe. Alejandro Tilve, SJ. 

Entre os temas trabalhados durante os quatro dias do encontro, destaca-se a "experiência de Deus: comunicar a espiritualidade inaciana às novas gerações"; "Tradição e Inovação: definindo os melhores meios para servir à nossa missão atual"; "Cuide da nossa casa comum: reconciliação com Deus, Humanidade e Criação"; e, "Trabalho em Rede: um corpo universal com uma missão universal".

Em uma atmosfera de oração, reflexão e discernimento comunitário, muitos participantes apresentaram experiências significativas para mostrar como os temas da agenda global podem ser abordados em nossas escolas. Havia também dois espaços de discussão em grupo separados, com o objetivo de gerar propostas de ação conjunta que nos permitissem continuar caminhando juntos nesse horizonte compartilhado de serviço à Missão.

Entre os participantes, destacaram-se as presenças do Delegado de Educação da Conferência dos Provinciais para a América Latina (CPAL), Pe. Luiz Fernando  Klein, SJ,  do Coordenador da Juventude e Vocações da CPAL, o padre Marcelo Amaro, SJ; da Fundação Manos Abiertas, Pe. Ángel Rossi, SJ; da comunidade virtual Educate Magis, sua facilitadora, Sta. Ciara Beuster; dos Estados Unidos juntaram-se representantes da Jesuit Schools Network – JSN, Pe. Bill Muller, SJ e Sra. Catharine Steffens; e da Federação Internacional da Fé e Alegria participou o seu Secretário Executivo, Pe. Marco Tulio Gómez, SJ.

Após o encontro, no sábado (8), foi realizada a XX Reunião da Assembléia Geral da FLACSI, com a participação das Delegações de Educação das Províncias da América Latina, convidadas por outras Redes Educativas e instâncias diretivas da FLACSI.

Da FLACSI agradecemos a hospitalidade e carinho com que recebemos todas as pessoas que fazem parte do Colegio del Salvador. Seu apoio e recepção permanentes foram fundamentais para o desenvolvimento da reunião. Do mesmo modo, agradecemos de modo especial a Província Argentina/Uruguaia pela iniciativa de receber esse grande evento.
 

Fonte: FLACSI

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital