Notícias

08h00

Santuário Nossa Senhora de Fátima sedia III Encontro de Coros do NEOJIBA

Concerto gratuito, que ocorre no dia 11 de novembro, reunirá cerca de 300 coralistas, entre 6 e 25 anos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Santuário Nossa Senhora de Fátima sedia III Encontro de Coros do NEOJIBA

No próximo dia 11 de novembro (sábado), às 15h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, ocorre o III Encontro de Coros do NEOJIBA com o tema Música e Movimento. A atividade reúne o Coro Juvenil, o Coro Infantil e cinco corais dos Núcleos do Programa. O concerto tem entrada gratuita e busca dar visibilidade à prática coral e promover o intercâmbio de experiência e conhecimento entre eles.

“Nos Núcleos acontecem práticas corais muito bonitas, mas que os outros coros desconhecem. No encontro cada um vai poder mostrar ao outro o que está fazendo”, explica a coordenadora de Canto Coral do NEOJIBA, Yuli Martinez. O III Encontro reúne cerca de 300 coralistas, entre 06 e 25 anos, oriundos do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do NEOJIBA e dos Núcleos sediados em Salvador (Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação e Liberdade) e em Simões Filho.

No repertório, peças brasileiras do folclore e da MPB e obras em outros idiomas que fazem referência às culturas indígena e africana. “O encontro será muito positivo para o nosso desenvolvimento e para enriquecer o nosso currículo”, observa o jovem integrante do Coro Juvenil, Samuel da Silva.

Os professores venezuelanos Jesús Ochoa, Ambar Arias e Pablo Morales, participam da organização do III Encontro, em Salvador. Eles estão na cidade capacitando e formando os coralistas multiplicadores e os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA, através do programa Música para Crescer, uma iniciativa do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, do Sistema de Orquestras da Venezuela, e da ScholaCantorum.

 

Sobre o Canto Coral

O trabalho de canto coral no NEOJIBA começou em 2010 – três anos após a fundação do Programa – com a criação do Coro Juvenil, sob a regência de Obadias Cunha no Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA) e com a participação de estudantes da instituição. Em 2011, passou a ser dirigido por Yuli Martinez que, posteriormente, recebeu o apoio de Claudia Santos e Andrea Alves na regência e preparação vocal. “A metodologia de trabalho do Coro Juvenil e dos demais corais do Programa funciona tal como qualquer outra formação musical do NEOJIBA. São crianças, adolescentes e jovens que se encontram com regularidade para fazer música coletivamente e da melhor maneira e nível possível”, revela o diretor artístico do Programa, Eduardo Torres. O NEOJIBA conta com três formações corais, o Coro Infantil, o Coro Juvenil e o Coro Sinfônico, este último fundado em 2012 e formado por voluntários e familiares dos integrantes do Programa. Além disso, conta com formações corais nos Núcleos de Prática Musical CESA, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação, Sesi Itapagipe e Liberdade.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

 

Serviço

III Encontro de Coros do NEOJIBA

11 de novembro (sábado), às 15h30

Santuário Nossa Senhora de Fátima - Colégio Antônio Vieira (Garcia)

Entrada Gratuita

 

Fonte: NEOJIBA

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital