Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

11h00

Educadores participam de palestra sobre os rumos da educação brasileira

O evento foi fruto da parceria do Colégio Antônio Vieira com o Sistema Ari de Sá

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Educadores participam de palestra sobre os rumos da educação brasileira

A plataforma de educação Sistema Ari de Sá (SAS) promoveu no Vieira uma importante discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e os desafios da educação brasileira. A palestra, realizada na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 29/09, reuniu professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

Segundo o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. “Procuramos apresentar quais serão as mudanças factuais que deveram acontecer no ensino, além de um caminho de como chegar até elas. Foi um momento de diálogo e trocas muito interessante”, pontuou o diretor de ensino e inovações educacionais do SAS, Ademar Celedônio. 

Para a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, prof.ª Ana Paula Marques, a palestra foi mais que um espaço de interlocução entre o Colégio e a plataforma, sendo também um importante espaço de diálogo sobre o novo Ensino Médio. “Esse momento teve uma riqueza muito grande, não apenas pela discussão acerca da Base Nacional Curricular, mas por ter proposto uma reflexão a todos os educadores, sempre dialogando com o nosso Projeto Educativo Comum (PEC), com a pedagogia inaciana e com a proposta de educação integral”, destacou ela.

Os professores que participaram da palestra ressaltaram a importância da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e as mudanças que estão por vir. “A palestra foi bastante importante e esclarecedora sobre diversos pontos do documento”, ressaltou a prof.ª Ana Carmem Andrade. Para o prof. Carlos Nascimento, a discussão sobre o tema pode levar a um maior aprimoramento das ações. “É importante que tenhamos acesso à Base e que possamos discutir o máximo possível, já que ela vai nortear nossas futuras ações como educadores”, finalizou ele.

 

Confira abaixo o vídeo do Ministério da Educação sobre a Base Nacional Curricular Comum

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital