Educadores participam de palestra sobre os rumos da educação brasileira

O evento foi fruto da parceria do Colégio Antônio Vieira com o Sistema Ari de Sá

Educadores participam de palestra sobre os rumos da educação brasileira

A plataforma de educação Sistema Ari de Sá (SAS) promoveu no Vieira uma importante discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e os desafios da educação brasileira. A palestra, realizada na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 29/09, reuniu professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

Segundo o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. “Procuramos apresentar quais serão as mudanças factuais que deveram acontecer no ensino, além de um caminho de como chegar até elas. Foi um momento de diálogo e trocas muito interessante”, pontuou o diretor de ensino e inovações educacionais do SAS, Ademar Celedônio.

Para a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, prof.ª Ana Paula Marques, a palestra foi mais que um espaço de interlocução entre o Colégio e a plataforma, sendo também um importante espaço de diálogo sobre o novo Ensino Médio. “Esse momento teve uma riqueza muito grande, não apenas pela discussão acerca da Base Nacional Curricular, mas por ter proposto uma reflexão a todos os educadores, sempre dialogando com o nosso Projeto Educativo Comum (PEC), com a pedagogia inaciana e com a proposta de educação integral”, destacou ela.

Os professores que participaram da palestra ressaltaram a importância da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e as mudanças que estão por vir. “A palestra foi bastante importante e esclarecedora sobre diversos pontos do documento”, ressaltou a prof.ª Ana Carmem Andrade. Para o prof. Carlos Nascimento, a discussão sobre o tema pode levar a um maior aprimoramento das ações. “É importante que tenhamos acesso à Base e que possamos discutir o máximo possível, já que ela vai nortear nossas futuras ações como educadores”, finalizou ele.

Confira abaixo o vídeo do Ministério da Educação sobre a Base Nacional Curricular Comum