Minibibliotecas do movimento ‘Livres Livros’ são inauguradas no Vieira

Os espaços voltados para a troca de obras literárias já estão disponíveis para a comunidade educativa

Minibibliotecas do movimento ‘Livres Livros’ são inauguradas no Vieira

O dia 31 de julho, data em que toda comunidade educativa do Vieira celebra Santo Inácio de Loyola, também foi marcado pela inauguração das duas minibibliotecas do movimento “Livres Livros”, nas dependências do colégio. Os espaços, situados no Vieirão (Bosque) e no Vieirinha (em frente à quadra de esportes), têm como objetivo fomentar a troca de obras literárias, fortalecendo ainda mais o trabalho de fomento à leitura já desenvolvido com todas as séries.

A parceria com o movimento “Livres Livros” teve como uma das suas primeiras ações práticas a “Oficina do Sussurro”, realizada no dia 28 julho com alunos do 5º ao 7º ano EF. Nessa oportunidade, os estudantes produziram tubos, utilizados no dia da abertura oficial do projeto (31) para recitar poesias nos ouvidos dos estudantes dos 3º e 4º anos EF. “Buscamos estimular o gosto pela leitura das mais variadas formas e essa oficina tem um toque muito especial, já que o material é produzido pelas crianças”, explicou a coordenadora e idealizadora do projeto “Livres Livros”, Raissa Martins.

Além do estímulo à leitura, a “Oficina do Sussurro” se destacou por trabalhar a linguagem poética de uma forma lúdica. O estudante Pedro Gonçalves, autor do livro “Bananudes”, aprovou a iniciativa. “O projeto é muito interessante e incentiva a leitura de uma forma bastante dinâmica. Gostei muito de ter participado”.  A interação entre os alunos foi o aspecto principal destacado pela aluna Ana Vitória Moreira. “Tivemos momentos muito divertidos em todas as etapas da oficina. Foi uma inspiração para quem gosta de ler”, completou a aluna.

Colabore com o “Livres Livros”

Alunos e colaboradores podem efetuar a troca das obras literárias nas unidades “Livres Livros”, além de doar exemplares nas caixas coletoras disponíveis no Pátio Centenário e em frente ao Secop do Vieirinha.  A bibliotecária do Vieira, Gracia Jaqueline de Moura, ressalta que essa iniciativa possui um grande potencial de mobilização. “Ter essa parceria é de grande valor para fomentar ainda mais as nossas ações de fomento ao hábito de ler para toda nossa comunidade educativa”, destacou ela. Além das minibibliotecas inauguradas no Vieira, duas outras serão instaladas em duas creches comunitárias indicadas pelo colégio.

Alunos, pais e funcionários que desejarem colaborar com a iniciativa devem entrar em contato com a Biblioteca (3328-9562) ou diretamente com o projeto “Livres Livros” no e-mail: contato@livreslivros.com.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O MOVIMENTO "LIVRES LIVROS"