Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h00

13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04

Competições serão realizadas no horário normal das aulas, envolvendo diversas modalidades. Conheça cada uma delas!

Compartilhe
Tamanho da Fonte
13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04

Como parte das atividades de Educação Física, o Departamento de Educação Física vai realizar no período de 10 a 20 de abril a 13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha. A atividade acontecerá no horário normal das aulas. Todas as modalidades desenvolvidas com os alunos são adaptações das realizadas nos Jogos Indígenas originais, levando em consideração a realidade das crianças, o espaço físico disponível e os objetivos pedagógicos propostos.

O Colégio Antônio Vieira acredita que essa experiência é uma excelente oportunidade de promover, de forma lúdica e instigante, um maior diálogo entre as culturas, no caso específico a cultura indígena brasileira. O evento possui os seguintes objetivos:

 

• Proporcionar aos participantes o conhecimento de novas modalidades esportivas.

• Incentivar e estimular o coletivo na prática dos esportes, nesse caso específico envolvendo as modalidades praticadas pelos povos indígenas.

• Valorizar NÃO a competição e SIM a prática esportiva coletiva, levando em consideração as competências e habilidades individuais.

• Possibilitar através do esporte um momento de respeito às diferenças culturais e étnicas.

• Resgatar as práticas e os costumes tradicionais dos povos indígenas, especificamente em suas práticas esportivas.

• Conhecer e valorizar todo segmento desportivo indígena, afastar o preconceito e estimular o respeito às diferenças.

 

Modalidades dos Jogos Indígenas do Vieirinha
 

Cabo de Guerra

É uma disputa entre duas equipes cujo objetivo é medir a força física dos participantes. Ganha a equipe que arrastar a outra para o seu campo primeiro.

 

Corrida com Tora

Essa é uma prova de velocidade e de força em que os participantes devem correr carregando nos ombros as toras, que são garrafas vazias de água mineral  (20L), representando um pedaço de árvore. Vence a equipe que concluir o percurso proposto primeiro.

 

Arremesso de lança

A prova de arremesso de lança é realizada individualmente. Cada participante deverá arremessar uma lança o mais longe possível. Vencerá a equipe que tiver o arremesso com maior distância. 

 

Huka Huka 

Essa é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. É feita uma adaptação dessa luta corporal, na qual dois participantes, um de cada equipe, deverá apanhar uma fita que seu oponente tem presa na cintura. Quem retirar primeiro a fita do outro conquista a prova.

 

Corrida de velocidade

Uma das mais tradicionais provas dos Jogos dos Povos indígenas é a prova da corrida de velocidade. Nela, os atletas deverão correr o mais rápido possível. Ganha a equipe que concluir o percurso da prova primeiro.

 

 

A história dos Jogos Indígenas

O evento multiesportivo intitulado Jogos dos Povos Indígenas foi criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, com o apoio do Ministério do Esporte. A primeira edição foi realizada em Goiânia, capital do estado de Goiás A iniciativa se tornou um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América, tendo como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração da cultura indígena tradicional.

 

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital