13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04

Competições serão realizadas no horário normal das aulas, envolvendo diversas modalidades. Conheça cada uma delas!

13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04

Como parte das atividades de Educação Física, o Departamento de Educação Física vai realizar no período de 10 a 20 de abril a 13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha. A atividade acontecerá no horário normal das aulas. Todas as modalidades desenvolvidas com os alunos são adaptações das realizadas nos Jogos Indígenas originais, levando em consideração a realidade das crianças, o espaço físico disponível e os objetivos pedagógicos propostos.

O Colégio Antônio Vieira acredita que essa experiência é uma excelente oportunidade de promover, de forma lúdica e instigante, um maior diálogo entre as culturas, no caso específico a cultura indígena brasileira. O evento possui os seguintes objetivos:

• Proporcionar aos participantes o conhecimento de novas modalidades esportivas.

• Incentivar e estimular o coletivo na prática dos esportes, nesse caso específico envolvendo as modalidades praticadas pelos povos indígenas.

• Valorizar NÃO a competição e SIM a prática esportiva coletiva, levando em consideração as competências e habilidades individuais.

• Possibilitar através do esporte um momento de respeito às diferenças culturais e étnicas.

• Resgatar as práticas e os costumes tradicionais dos povos indígenas, especificamente em suas práticas esportivas.

• Conhecer e valorizar todo segmento desportivo indígena, afastar o preconceito e estimular o respeito às diferenças.

Modalidades dos Jogos Indígenas do Vieirinha

Cabo de Guerra

É uma disputa entre duas equipes cujo objetivo é medir a força física dos participantes. Ganha a equipe que arrastar a outra para o seu campo primeiro.

Corrida com Tora

Essa é uma prova de velocidade e de força em que os participantes devem correr carregando nos ombros as toras, que são garrafas vazias de água mineral  (20L), representando um pedaço de árvore. Vence a equipe que concluir o percurso proposto primeiro.

Arremesso de lança

A prova de arremesso de lança é realizada individualmente. Cada participante deverá arremessar uma lança o mais longe possível. Vencerá a equipe que tiver o arremesso com maior distância.

Huka Huka

Essa é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. É feita uma adaptação dessa luta corporal, na qual dois participantes, um de cada equipe, deverá apanhar uma fita que seu oponente tem presa na cintura. Quem retirar primeiro a fita do outro conquista a prova.

Corrida de velocidade

Uma das mais tradicionais provas dos Jogos dos Povos indígenas é a prova da corrida de velocidade. Nela, os atletas deverão correr o mais rápido possível. Ganha a equipe que concluir o percurso da prova primeiro.

A história dos Jogos Indígenas

O evento multiesportivo intitulado Jogos dos Povos Indígenas foi criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, com o apoio do Ministério do Esporte. A primeira edição foi realizada em Goiânia, capital do estado de Goiás A iniciativa se tornou um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América, tendo como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração da cultura indígena tradicional.