Notícias

09h00

Santuário Nossa Senhora de Fátima recebe orquestra Neojiba neste domingo (26)

Concerto gratuito faz homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Santuário Nossa Senhora de Fátima recebe orquestra Neojiba neste domingo (26)

Crianças, adolescentes e jovens, integrantes de diversas formações musicais dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), se apresentam no dia 26 de março (domingo), às 16h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Colégio Antônio Vieira. O Concerto Didático é uma homenagem aos 130 anos do principal músico-educador do Brasil, Heitor Villa-Lobos.

Esta será a primeira edição da série NEOJIBA ITINERANTE, que realiza apresentações gratuitas em espaços comunitários e templos religiosos de Salvador e Região Metropolitana, durante o decorrer de 2017 – ano em que o Programa celebra o seu aniversário de 10 anos.  Coro Juvenil, Coro Infantil, Quinteto de Cordas Dedilhadas e Grupo Instrumental do NEOJIBA participam do Concerto Didático. A regência está a cargo do diretor geral e fundador do NEOJIBA,Ricardo Castro, do diretor musical do NEOJIBA,Eduardo Torres,  e do monitor do Coro Juvenil, Moisés Honto.

No programa, apenas composições do homenageado. O Trenzinho do Caipira e quatro canções do Guia Prático – material didático para educação musical criado por Villa-Lobos – serão executadas pelo Coro Infantil, acompanhado do Quinteto de Cordas Dedilhadas e Grupo Instrumental, sob a regência de Ricardo Castro. As obras Rosa Amarela e Ave Maria serão cantadas pelo Coro Juvenil, com a regência de Moisés Honto e de Eduardo Torres.

Os jovens multiplicadores Clara Letícia Nascimento e Esdras Santos formam um dueto para a execução da obra Bachianas Brasileiras nº 6, escrita originalmente para flauta e fagote. Diego Gomes Costa (harpa) e Laís Tavares (violoncelo) atuam como solistas em O Canto do Cisne Negro. Já os trompistas Orlando Afanador, Paula Guimarães e Uriel Borges são os solistas de Choros n°4, junto com David Santos, no trombone.

 

Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos é o compositor erudito brasileiro de maior projeção internacional. Depois de viver em Paris no final dos anos de 1920, se consolidou como representante no mundo da música de concerto brasileira. A partir de elementos do folclore e da música popular do Brasil, Villa-Lobos construiu uma obra de caráter universal. Produziu para diversas formações, desde orquestra sinfônica, coro e grupos de câmara até peças para instrumento solo. Uma das grandes referências do compositor foi Johann Sebastian Bach, que o influenciou na composição da série Bachianas Brasileiras.

Além de maestro, compositor e instrumentista, Villa-Lobos também foi o responsável, a convite de Anísio Teixeira, por um dos maiores programas de Educação Musical da História do Brasil. Durante as décadas de 1930 e 40, ele foi diretor da instituição pública SEMA (Superintendência de Educação Musical e Artística) na área da educação musical e pôde desenvolver um programa fundamentado na composição, arranjo e organização de canções folclóricas brasileiras. Um ponto alto do seu projeto foi a apresentação de um coro com 40 mil vozes regidas pelo próprio Villa-Lobos, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1940.

 

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Fonte: Comunicação Neojiba

 

SERVIÇO
NEOJIBA ITINERANTE

Concerto Didático – Homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos
Regência: Ricardo Castro, Eduardo Torres e Moisés Honto

Solistas: Clara Letícia Nascimento e Esdras Santos
Coro Juvenil |Coro Infantil| Quinteto de Cordas Dedilhadas | Grupo Instrumental
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira)

26 de março (domingo), às 16h30
GRATUITO

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Comunicação

Instituto de Ação Social pela Música – IASPM

Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA

Telefone: +55 71 3032 1073 ou 3032 1093 (Ramal 27)

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital