Notícias

08h00

Encontros de professores e novos funcionários mobilizam semana no Vieira

Atividades envolveram a diretoria da instituição e a presença do educador português José Pacheco

Compartilhe
Tamanho do Texto
Encontros de professores e novos funcionários mobilizam semana no Vieira

“Não existirá um novo ano se não nos renovarmos para seguir a nossa jornada. É importante continuar caminhando”. Esse sentimento de início de um novo ciclo, cercado de expectativas e com muitas ações a serem realizadas, marcou o início das atividades do Vieira em 2017. Os novos funcionários de diversos setores foram acolhidos pela direção da instituição, no dia 31/01. Na manhã seguinte, professores de todas as séries participaram do Encontro Pedagógico, que teve como convidado especial o educador e ex-diretor da Escola da Ponte (Portugal), José Pacheco.

Durante o encontro realizado para os novos funcionários, a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério, destacou a importância de buscar novos caminhos para agregar positivamente o processo de formação dos alunos. “É importante lembrar que uma educação de excelência promove o crescimento humano e não só bons resultados acadêmicos. É preciso desenvolver um projeto social com o compromisso de seguir a fé e promover a justiça”, ressaltou ela.

O Projeto Educativo Comum (PEC), documento que norteia as mais diversas ações dentro do da Rede Jesuíta de Educação, foi apresentado aos novos funcionários. “A nossa missão é promover uma educação de excelência e é infinitamente importante e necessário fazer com que os nossos novos funcionários possam absorver esse ideal. Eles precisam estar conectados com a necessidade de crescimento e com todo processo formativo que guia o Vieira”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas, Sergio Silveira.

A oportunidade de participar do encontro de acolhimento com a diretoria motivou ainda mais os novos funcionários. “Foi muito gratificante participar desse momento, porque pude conhecer não somente os protocolos do Colégio, mas também esse projeto humanístico muito bonito e significativo”, disse a professora Priscila Silva. “Além nos familiarizar com a metodologia, achei muito relevante o poder de socialização que o encontro teve”, complementou o professor Fábio Almeida.

 

Encontro Pedagógico 2017

Realizado no dia 01/02, na Sala de Arte Sálua Chequer, o Encontro Pedagógico reuniu professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O evento contou com a palestra ‘Educação humanizadora: múltiplos olhares’, ministrada pelo educador português José Pacheco, que falou sobre sua experiência à frente da Escola da Ponte (saiba mais), localizada em Portugal, assim como os diversos projetos educacionais brasileiros dos quais ele faz ou fez parte.  A programação também contou com encontros com os Setores de Coordenação Pedagógica de todas as séries, realizados entre os dias 01 e 03/02.

“O professor Pacheco veio nos falar de uma práxis mais transformadora, revolucionária, que consiga colocar na prática pedagógica inovações que inspirem o aluno a ser protagonista do processo e a ter autonomia, estimulando a sua criatividade e inventividade. As escolas jesuítas, através do PEC, estão sendo transformadas em Centros de Aprendizagem e as histórias que foram compartilhadas certamente nos inspiraram muito”, destacou a diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Jane Medrado.

Ao abordar os processos de aprendizagem com crianças e jovens no Brasil, o professor José Pacheco destacou a necessidade da construção do que ele chama de ‘currículos subjetivos’, nos quais se torna necessário criar vínculos com os alunos. “Há 40 anos, quando fui para a Escola da Ponte, estava na moda a Pedagogia por Objetivos. Depois foram as dinâmicas de grupo, técnicas de gestão, as novas tecnologias com a era da comunicação, entre outras possibilidades que surgiram ao passar dos anos. Tudo isso é útil em uma nova construção social de aprendizagem. No entanto, a existência de um Núcleo de Projetos na instituição contribui para que se cumpra o Projeto Político Pedagógico, reelaborando a cultura, concretizando valores e exercendo um papel ético”, afirmou ele.

A palestra inspirou de forma especial os professores presentes. “Temos uma proposta inovadora com PEC e é importante partirmos dessas experiências exitosas que foram trazidas pelo professor José Pacheco, a fim de nos motivar a fazer a diferença este ano, implementando essas novas práticas com bastante motivação”, afirmou o prof. Luis Henrique Gois. “Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, por ter saboreado de perto as suas palavras e não apenas o conteúdo das páginas dos seus livros. A sua fala nos faz refletir sobre o engessamento das escolas, ao mesmo tempo em que nos convida a pensar numa verdadeira mudança na educação a partir da autonomia dos professores e alunos, reconhecendo que precisamos acabar com paradigmas antigos e  modelos estereotipados de sala de aula que não ajudam a produção e construção do conhecimento”, ressaltou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital