Notícias

17h00

Vieirenses avaliam ações de protagonismo juvenil em 2016

Encontro realizado no final do ano letivo reuniu integrantes de diversas iniciativas

Compartilhe
Tamanho do Texto
Vieirenses avaliam ações de protagonismo juvenil em 2016

Um ano de muitos desafios e ações concretas de protagonismo juvenil no Vieira. 2016 ficou marcado pelo surgimento de novas iniciativas e pela consolidação de outros grupos e movimentos, que se reuniram no mês de novembro com a direção geral do colégio para fazerem um balanço das atividades. O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, serviu como uma oportunidade para que os estudantes trouxessem relatos e projetassem outros objetivos para 2017.

Segundo a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério, todos esses movimentos confirmam uma educação que dialoga com o presente. “Esses jovens são sinais de mudança. Aquele momento de partilha foi muito rico e muito significativo para o Colégio. Os jovens mostraram que sabem fazer a diferença, sabem se doar, sabem ser MAGIS”, comentou ela.

 

Conheça alguns desses grupos e confira uma avaliação deles sobre o encontro e as ações realizadas em 2016:

 

AVLA

O ano era 1915. Na ocasião, o Colégio Antônio Vieira, com apenas quatro anos de fundação, celebrava uma iniciativa inovadora dos seus alunos. Conta uma ata da época: “Neste 28 de outubro, nosso colégio teve a honra de ver inaugurada a sua Academia de Artes e Cênicas”. Passados 100 anos, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), refundada em 2014, celebra essa trajetória centenária de valorização das mais diversas expressões artísticas. “Consideramos o encontro uma novidade salutar para os alunos e para a Instituição, uma vez que proporcionou a socialização entre os diferentes grupos e estilos, a sensibilização para as questões sociais dentro do Colégio e um desejo imenso de participar de novas organizações e de promover a integração entre elas”, destacou a presidente da AVLA em 2016, Sarah Cardoso.

 

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil tem um papel fundamental no desenvolvimento e ampliação da participação do alunado na política estudantil do Vieira, representando os interesses dos alunos, discutindo e criando ações para a melhoria do ambiente escolar. “É muito importante que os estudantes participem cada vez mais do movimento. Somos gratos, pois temos um amplo apoio da direção do Colégio em nossas ações, o que só otimiza a vida do estudante vieirense. Esperamos que a nova equipe possa dar continuidade ao trabalho feito, que com certeza valeu muito a pena”, explicou o aluno e presidente do Grêmio no ano de 2016, Gabriel Carvalho.  

 

NAIC

O NAIC é o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento, criado no colégio em 2015 para fomentar a difusão e discussão assuntos que possam aprimorar os estudos e a interação entre os estudantes, como a ação em que ex-alunos são convidados a falarem das suas experiências acadêmicas. “Acredito que o encontro foi um momento de empoderamento do alunado vieirense e, inspirados nisso, espero que sejamos capazes de promover mais atividades e encontros nos próximos anos, a fim de incrementar cada vez mais a experiência escolar dos estudantes vieirenses”, falou a integrante do núcleo, Carolina Costa.

 

NEIMS

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais tem se consolidado pela promoção de diversas ações durante o ano letivo, como o projeto SobreVIDAS Severinas (saiba mais), que se desdobra em um mês repleto de atividades. “O Núcleo tem um papel muito importante ligado ao questionamento que devemos fazer no nosso dia a dia como cidadãos e se estamos desenvolvendo bem esse papel. Esperamos dar continuidade às atividades promovidas em 2016 para reafirmamos a necessidade constante de justiça social”, ressaltou a componente do NEIMS, Elizia Camacho.  

 

NVDP

Criado em 2016, o Núcleo Vieirense de Discussão Política é um espaço para estudos, discussões, debates, oficinas e palestras sobre temas ligados às ciências políticas, sociologia e contextos políticos atuais, com o objetivo de formar alunos mais críticos, instruídos e conscientes. “Nesse primeiro ano, o NVDP realizou dois eventos, que foram essenciais para dar início à nossa caminhada. Discutimos nossos deveres e direitos como cidadãos para melhorar nosso país. Queremos fazer mais eventos, com temas mais recentes e envolvendo pessoas já conhecidas no meio político. Assim iremos fomentar ainda mais o senso crítico e político nos nossos colegas”, pontuou o diretor do núcleo, Enzo Costa.

 

TETO

A ONG TETO, que há 10 anos vem trabalhando com o desenvolvimento comunitário, fez uma parceria com o Colégio Antônio Vieira em 2016, através do projeto “TETO nas Escolas”. A ação consistia em construir casas para famílias carentes e foi feita no bairro Jardim Santo Inácio, entre os dias 07 e 09 de outubro. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. No momento em que entregamos as casas prontas eu pude perceber que estávamos entregando esperança e não apenas um novo lar. Foi lindo e transformador para quem participou e particularmente, me deu uma nova visão da vida”, disse o aluno e representante do TETO no Vieira, Rodrigo Martins.

 

Voluntariado

A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) e partiu do desejo do alunado de ajudar o próximo. O Voluntariado conta com uma série de projetos que, em parceria com a escola, buscam despertar a solidariedade nos alunos vieirenses. “É muito importante o espaço que o colégio nos dá de desenvolver o nosso lado humano e solidário. Eu fico muito feliz de poder ajudar o próximo de forma tão ativa e com certeza essa parceira do Vieira com os alunos faz toda diferença”, finalizou o aluno e coordenador do voluntariado, Lucas Sandes. 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital