Oito dicas para economizar na compra do material escolar

Oito dicas para economizar na compra do material escolar

Início de ano não é só sinônimo de férias e viagens, é também o momento realizar as compras do material escolar do ano seguinte. Fazer uma vasta pesquisa de preços entre diversos estabelecimentos é uma das principais dicas da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) para economizar na hora de comprar o material escolar dos filhos. Outro fator importante que deve ser levado em conta antes da compra é verificar se existem materiais que podem ser reutilizados; isto garante que você não compre itens que já possui, aumentando a economia.

Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, explica que os três principais pontos que os pais devem ter em mente antes de ir às compras são: planejamento, pesquisa prévia e compartilhamento. "Não existe uma época melhor para compra de material escolar. O que faz diferença no quanto se gasta é o tempo que se tem para pesquisar preços, por isso é importante que o consumidor tenha acesso à lista de compras o quanto antes e já comece a comparar valores. Isto é planejamento", afirma Fátima.

Confira as 8 dicas para economizar na compra do material escolar:

8. Pesquise preços
O ideal é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamentos e livrarias. Três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado.

7. Só compre o necessário
Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa - mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.

6. Troque livros
Participe ou incentive uma troca de livros didáticos com pais que possuem filhos com idades escolares diferentes. Comprando de segunda mão você pode economizar bastante.

A Associação de Pais e Mestres do Vieira está desenvolvendo o projeto de troca de livros. Para saber mais, entre em contato pelo telefone: (71) 3328-9564.

5. Compre em conjunto
Reúna-se com outros pais para uma compra coletiva. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.

4. Fique atento aos produtos de marca
Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros.

3. Cuidado ao comprar de vendedores ambulantes
O preço dos produtos comprados em vendedores ambulantes pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável. Canetas hidrográficas costumam ser um grande problema: caso falhem (e você não tenha visto na hora da compra), não conseguirá trocá-las.

2. Fique atento aos seus direitos
O prazo para reclamar de produtos não duráveis que tenham apresentado problemas é de 30 dias; no caso dos duráveis, o prazo aumenta para 90 dias. Nas compras pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados a partir do recebimento do produto ou da data da assinatura do contrato.

1. Aproveite a ocasião e leve seu filho para as compras
Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. "A compreensão da criança pode ser muito melhor se tudo for explicado e vivenciado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu", explica Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP.

Fonte: Educar para crescer