PEC: formação mobiliza funcionários do Vieira

Realizado em caráter dinâmico, evento abordou as dimensões presentes no projeto da Rede Jesuíta de Educação

PEC: formação mobiliza funcionários do Vieira

Lançado em 2016 pela Rede Jesuíta de Educação, o Projeto Educativo Comum (PEC) contou com a colaboração das 17 unidades de ensino espalhadas pelo Brasil, que atualmente educam cerca de 30 mil alunos. Com o objetivo de revitalizar o trabalho apostólico da Companhia de Jesus na Educação Básica, a iniciativa tem mobilizado o Colégio Antônio Vieira em várias ações de formação com seus colaboradores. Um desses eventos foi realizado no dia 07 de dezembro, no auditório Mabel Velloso, reunindo funcionários de diversos setores em torno do tema “Trilhando juntos um caminho de renovação”.

O encontro de formação envolveu apresentações teatrais, oficinas, momentos de reflexão e interação, contemplando tópicos importantes do PEC e apontando os novos desafios que o documento traz. “Para que tenhamos êxito na capacidade formativa da escola e que possamos dar continuidade à qualidade aqui presente, precisamos estar cada vez mais unidos e integrados. Esse momento formativo em conjunto é muito importante, porque valoriza nossos colegas de trabalho, aprimora a capacidade de cada um e, consequentemente, melhora o resultado final do trabalho desenvolvido por todos”, ressaltou a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

Além das oficinas realizadas em grupos, os funcionários assistiram a uma peça teatral, também feita por colaboradores, que abordou uma viagem pelo PEC, em que cada estação significava uma dimensão do projeto. “Foi um momento importante de reunião de toda equipe da escola, a fim de que pudéssemos apresentar o projeto em forma de socialização. Isso permite que todos saibam como  ele funciona e pode se adaptar à nossa prática”, destacou a coordenadora pedagógica dos 3º e 4º anos EF, prof. ª Eliana Fonseca.

A proposta dinâmica do último encontro de formação do Projeto Educativo Comum em 2016 agradou os participantes. “Foi extraordinária a experiência de participar de um evento descontraído, leve, bem planejado, com o objetivo de envolver todas as pessoas que trabalham na escola a abraçarem o PEC”, destacou a funcionária do Setor de Coordenação Pedagógica, Teresa Cristina Pereira. “É uma forma inovadora e desafiadora de fazer a educação acontecer. O PEC será o guia desse trabalho a ser desenvolvido”, completou a colaboradora do Setor de Mídia Educacional e Tecnologia, Augustinéa Cortial.